Folha de S. Paulo


'Casa Inteligente' faz quarto romântico em alguns cliques na Casa Cor

Já é possível fazer que um quarto vá do clima romântico ao de balada com poucos cliques do dono.

A "Casa Inteligente", que permite diversos ajustes individualizados nos cômodos -no som e na iluminação, por exemplo-, é um dos destaques da Casa Cor, evento aberto ontem ao público, no Jockey Club de São Paulo, na zona oeste.

O conceito do ambiente, com 300 m², foi desenvolvido pela arquiteta Jóia Bergamo, que quis mostrar como a tecnologia "não é mais um bicho de sete cabeças e está disponível para ser usada de maneira prática, em casa".

TECNOLOGIA

Pelo computador, celular ou tablet, os moradores da "Casa Inteligente" podem programar, por exemplo, que a hidromassagem seja ligada dez minutos antes de se chegar em casa e que a música preferida esteja tocando.

De acordo com a empresa que instalou os dispositivos na casa, a Azhome, o custo do projeto de automação em uma residência de alto padrão, como a exibida no evento, é em torno de R$ 200 mil.

SUSTENTÁVEL

A casa também foi desenhada para ser sustentável e segura aos moradores.

Com placas de captação de energia solar e torre eólica, ela permite saber, a cada minuto, o gasto com energia elétrica da construção e envia mensagens para os moradores quando os padrões de uso são alterados.

"O dono pode programar para receber um torpedo no celular, caso o interruptor da luz da cozinha seja acionado de madrugada ou em qualquer horário fora de padrões que ele vai estabelecer", afirma Marcos Nogueira, da empresa de automação.


Endereço da página:

Links no texto: