Folha de S. Paulo


Turista russo está preso há quase um mês após invadir quartel em Manaus

Um turista russo está preso há 27 dias em Manaus após pular um muro e invadir uma instalação do Exército na cidade. Natural de Moscou, Denis Alexsandrovich Saltanov, 42, foi detido em no dia 29 de abril.

No processo do caso, seis testemunhas militares afirmam que ele foi "capturado" invadindo o Cigs (Centro de Instrução de Guerra na Selva) e usou "tom de ironia e brincadeira" ao declarar que "pulou o muro para testar o treinamento dos soldados".

As testemunhas dizem ainda que Saltanov afirmou que "estava ciente de que correu o risco de vida ao ter saltado o muro" e que "em seu país não era comum a atitude em instalações militares". Disse ainda que queria conhecer o zoológico do Cigs, que possui cerca de 160 animais.

Denunciado pelo Ministério Público Militar sob acusação de ingressar clandestinamente em estabelecimento militar, Saltanov fez greve de fome durante três dias no começo de maio. Na semana passada, ele teve negado um pedido de liberdade.

Na próxima quarta-feira (29), ele será interrogado por um juiz da 12ª Circunscrição Judiciária Militar, que tem 50 dias para instruir (arregimentar provas) o processo criminal. Se condenado, Saltanov pode pegar de seis meses a dois anos de prisão.

No processo, Saltanov disse atuar como jornalista freelancer em Moscou. Disse ter entrado no Brasil pela cidade amazonense de Tabatinga, após conhecer cidades do Peru.

No percurso de barco para Manaus, disse ter conhecido um engenheiro chileno, com quem combinou de conhecer o zoológico do Cigs. Questionado no depoimento, ele negou ter pulado o muro da unidade militar e se recusou a responder perguntas sobre as razões de seu ato --disse não entender o tradutor.

"Ele é um turista russo, que riu e debochou da situação. Ele quis brincar, fazer uma aventura", afirmou o promotor de Justiça Militar José Luiz Pereira Gomes.

O defensor público da União João Thomas Luchsinger, responsável pela defesa do turista, disse que Saltanov nega ter invadido a unidade para testar a segurança do Exército.

"Ele pulou o muro porque queria fotografar a floresta. Chegou a caminhar por uma trilha por dez minutos antes de ser abordado por um militar. Não houve essa declaração de testar a segurança do Exército", disse.

Em nota, o Centro de Comunicação Social do Exército informou que Saltanov pulou o muro do quartel do Cigs em uma área distante da portaria do zoológico. Segundo o Exército, a invasão do turista foi detectada "imediatamente pela guarda do quartel".

"Ele foi autuado em flagrante delito. Durante a averiguação, em tom de brincadeira, disse que queria testar a guarda do quartel", reitera a nota do Exército.


Endereço da página: