Folha de S. Paulo


Esgoto vaza, inunda calçadas e atinge lagoa Rodrigo de Freitas, no Rio

A Cedae (Companhia Estadual de Água e Esgoto) do Rio afirmou que ainda tenta reparar na noite desta sexta-feira o problema que provoca um grande vazamento de esgoto desde as 6h nas calçadas e pistas de Ipanema e na lagoa Rodrigo de Freitas, zona sul do Rio.

No início da manhã, houve um curto circuito em um painel da elevatória de esgotos da Cedae, na avenida Henrique Dumont, na Lagoa - que bombeia o esgoto produzido na região para o emissário submarino de Ipanema. Segundo a companhia, o problema não danificou a bomba subterrânea, mas por cerca de uma hora a companhia precisou desligar a energia da elevatória para realizar a substituição das fiações atingidas.

"Nesse período, houve extravasamento de parte do esgoto, que acabou chegando à galeria que deságua na Lagoa. Técnicos estão trabalhando neste momento na substituição do painel. O serviço será concluído até o início da noite", disse a Cedae, em nota divulgada às 18h.

Foram atingidas pelo vazamento de esgoto as calçadas e pistas da avenida Epitácio Pessoa, esquina com a rua Garcia D'Ávila, em Ipanema, além de um trecho da rua Joana Angélica, na Lagoa.

O Inea (Instituto Estadual do Ambiente) afirmou em nota que foi informado do vazamento pela companhia e está acompanhando as providências tomadas. "Não há previsão de aplicação de multa à Cedae. O Inea esclarece que o monitoramento da qualidade da água da lagoa Rodrigo de Freitas é feito pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente", disse.

A Folha entrou em contato com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente, mas ainda não obteve retorno.


Endereço da página: