Folha de S. Paulo


Deslizamento interrompe trânsito em ponte internacional no RS

Um deslizamento de terra numa das cabeceiras da ponte internacional que liga Uruguaiana (RS) à cidade argentina de Paso de Los Libres provocou a interrupção da principal conexão por terra do Brasil com o país vizinho nesta sexta-feira (24).

O tráfego de veículos teve de ser interrompido por volta das 12h após a ruptura de uma tubulação de água que passava por debaixo da cabeceira da ponte no lado argentino. A ponte ferroviária, que faz parte da mesma estrutura, também foi interrompida.

A água que vazou provocou o deslizamento do solo que sustentava a ponte e isso deixou a estrutura parcialmente suspensa. A tubulação servia para abastecer a cidade argentina.

Segundo o engenheiro civil argentino Jorge Marilla, que está envolvido na avaliação dos danos, a situação é grave e a ponte pode ceder a qualquer momento.

Já o chefe do Centro de Fronteiras de Paso de Los Libres, Alfredo Coutinho da Silva, as autoridades argentinas estão trazendo técnicos de outras cidades para reparar a ponte. Não há previsão para a conclusão da obra nem para a retomada do tráfego.

Por questões de segurança, as pessoas que trabalham do outro lado da fronteira tiveram de deixar seus carros no país vizinho e voltar para casa caminhando pela própria ponte, que tem 1.419 metros de extensão sobre o rio Uruguai.

A ponte, que oficialmente se chama Getúlio Vargas-Agustín Pedro Justo, foi construída em 1942.

A interrupção do tráfego corta o movimento de exportação e importação realizado pelo porto seco de Uruguaiana, o maior da América Latina, por onde passam diariamente 700 caminhões.

As pontes rodoviária e ferroviária são um canal para o transporte de mercadorias como autopeças, calçados, alimentos, dentre outros, entre Brasil, Argentina, Chile, Paraguai e Uruguai.

A única alternativa para os caminhões trafegarem neste momento é a ponte internacional que liga São Borja (RS) a cidade argentina de Santo Tomé, que fica a 280 km de Uruguaiana.


Endereço da página:

Links no texto: