Folha de S. Paulo


Procon realiza nova etapa de operação para fiscalizar ônibus no Rio

O Procon-RJ realizou na madrugada desta quarta-feira (22) a oitava etapa da operação "Roleta Russa" para vistoriar o estado de conservação dos ônibus que circulam na cidade, a documentação dos veículos e dos motoristas. Durante a ação, que ocorreu na Baixada Fluminense e na zona Oeste, 11 coletivos irregulares foram interditados.

Os agentes visitaram as empresas Flores, Mageli, Planalto, Brasinha, Rio d'Ouro (Baixada Fluminense), Barra, Redentor e Futuro (zona oeste). Nas empresas da Baixada Fluminense, apenas um veículo, da viação Brasinha, foi retido. Na zona oeste, cinco foram lacrados, três da Futuro e dois da Barra.

Entre os principais problemas encontrados nos coletivos estão documentação irregular, pneus carecas, elevadores de cadeirantes enguiçados e falta de higiene.

O Procon chega às empresa através de denúncias feitas por usuários através de redes sociais, e-mail e telefone.

Desde o primeiro dia da operação, no dia 10 de maio, os fiscais lacraram 249 ônibus e visitaram 45 empresas. Segundo o Procon, 90% dos veículos vistoriados apresentaram problemas. A operação foi motivada pela série de acidentes e irregularidades envolvendo ônibus no Rio.

Os ônibus lacrados só podem voltar a rodar após nova inspeção. De acordo com o Procon, o objetivo da operação é vistoriar os 9.000 ônibus em atividade na cidade.

OUTRO LADO

Em nota, a Fetranspor (Federação das Empresas de Transporte de Passageiros do Estado) do Rio de Janeiro afirmou que se orienta pela legalidade e respeito ao consumidor.

VIAÇÃO REDENTOR

A empresa informou que possui uma frota de 436 veículos e teve três ônibus interditados, sendo dois por mau funcionamento no elevador hidráulico e um por documentação guardada fora do local determinado. Os problemas foram resolvidos e a empresa vai solicitar uma nova inspeção do órgão para que os ônibus sejam liberados.

TRANSPORTES FUTURO

Em nota, a empresa informou que possui uma frota de 289 veículos. Destes, cinco ônibus foram interditados por mau funcionamento do elevador de cadeirantes, o que já foi resolvido. A empresa vai solicitar uma nova inspeção do órgão.

TRANSPORTES BARRA

Em nota, a empresa informou que possui uma frota de 210 veículos. Destes, um ônibus foi interditado em função do adesivo referente à desinsetização ter descolado do vidro. A empresa providenciou o reparo e vai solicitar uma nova inspeção do órgão para que o ônibus seja liberado.

TRANSPORTES FLORES, TRANSPORTES PLANALTO, VIAÇÃO BRASINHA, RIO D'OURO TRANSPORTES E TRANSPORTES MAGELI

As empresas, que fazem parte do mesmo grupo e compartilham garagem, informaram que os agentes do Procon interditaram um ônibus da Viação Brasinha por apresentar mau funcionamento no elevador de cadeirantes. A empresa já efetuou o reparo no equipamento e vai solicitar a inspeção para liberação.

Divulgação/Procon-RJ
Agentes fiscalizam ônibus na Baixada Fluminense, no Rio
Agentes fiscalizam ônibus na Baixada Fluminense, no Rio

Endereço da página: