Folha de S. Paulo


Após falha técnica, linha 11-coral da CPTM circula com velocidade normal

Os trens da linha 11-coral (Estudantes-Luz) da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) voltaram a circular com velocidade normal.

A CPTM informou que por volta das 9h20, o intervalo médio entre os trens já havia sido restabelecido. Por volta das 5h30, uma falha técnica foi detectada na via entre as estações Guaianazes e Corinthians-Itaquera. A companhia ainda não sabe explicar o motivo exato do problema.

O intervalo médio para a linha 11-coral é de seis minutos. No trecho em que houve a falha, os trens circulam com intervalos de até quatro minutos, devido à quantidade de passageiros. Durante a manhã, os trens circulavam com intervalo superior à média da linha e realizavam paradas mais longas nas estações.

A operação Paese (Plano de Apoio entre Empresas de Transporte em Situação de Emergência) da SPTrans (empresa que gerencia o transporte municipal) foi acionada e cerca de 50 ônibus gratuitos do Consórcio Leste 4 ( Empresa Novo Horizonte) auxiliaram no transporte dos usuários entre as estações Guaianases e Tatuapé.

PROBLEMAS

No dia 13 de maio, a Folha revelou que os atrasos, lentidões e outros problemas enfrentados com frequência nos últimos meses em trens da CPTM poderiam ter sido amenizados se obras essenciais não estivessem atrasadas há mais de dois anos, algumas sem previsão de retomada.

São 12 obras com atraso médio de um ano e oito meses, destinadas a modernizar trilhos, vias aéreas e sistemas de energia, um dos problemas crônicos da rede hoje, cheia e sobrecarregada.

Elas ocorrem nas linhas 7-rubi (Luz-Francisco Morato), 8-diamante (Júlio Prestes-Itapevi), 9-esmeralda (Osasco-Grajaú), 10-turquesa (Brás-Rio Grande da Serra) e 11-coral (Luz-Guaianazes-Estudantes), esta a mais movimentada da rede.

Alex Argozino/Editoria de Arte/Folhapress

Endereço da página:

Links no texto: