Folha de S. Paulo


Motoristas encerram greve de ônibus na zona oeste de SP

A greve de motoristas e cobradores de ônibus da viação OAK Tree Transportes Urbanos terminou por volta das 6h desta quarta-feira (22), informou a SPTrans (empresa que gerencia o transporte municipal). Cerca de 46 mil passageiros da zona oeste de São Paulo foram afetados pela paralisação.

Segundo a SPTrans, as oito linhas de ônibus que estavam paralisadas voltaram a circular normalmente nesta manhã. A nona linha circula apenas à noite. A paralisação começou ainda na madrugada de ontem (21) e fez com que nenhum dos 87 veículos da empresa saísse da garagem.

Por volta das 6h30, a operação Paese (Plano de Apoio entre Empresas de Transporte em Situação de Emergência) da SPTrans já havia sido suspensa. O sistema foi acionado para minimizar o impacto da paralisação disponibilizando 45 ônibus para atender as oito linhas que servem as regiões do Parque Continental, Rio Pequeno, Jardim Adalgiza e Cidade Universitária.

Em nota, a SPTrans afirmou que a empresa Oak Tree foi multada em R$ 6.480 pela paralisação das suas linhas. A empresa, porém, poderá recorrer. Além da multa já aplicada, o prefeito Fernando Haddad (PT) já tinha dito que ela seria punida caso fosse confirmado que houve atraso no pagamento dos funcionários, como a categoria afirma.

A Folha entrou em contato com a SP-Urbanuss (Sindicato das Empresas de Transporte Coletivo Urbano de Passageiros de São Paulo), mas não recebeu retorno até a publicação da reportagem.


Endereço da página: