Folha de S. Paulo


Área para moto sair na frente será testada na rua Teodoro Sampaio

O cruzamento da rua Teodoro Sampaio com a Henrique Schaumann, na região de Pinheiros, na zona oeste da cidade de São Paulo, ganhou uma área de espera exclusiva para motos.

A sinalização é uma área delimitada no asfalto para isolar, durante a espera do semáforo, os veículos de duas rodas dos demais, que ficam atrás. Ciclistas também podem usar o espaço.

A primeira faixa desse tipo foi implantada pela CET (Companhia de Engenharia de Tráfego) no final do mês de abril no viaduto do Chá, na região central. No início de maio ela foi implantada também na avenida Rebouças, também em Pinheiros.

Segundo a CET, o objetivo da nova sinalização é melhorar a segurança dos motociclistas, "diminuindo o conflito com autos no momento da largada no verde". A sinalização também visa aumentar o respeito das motos à faixa de pedestres.

Moacyr Lopes Junior/Folhapress
Nova sinalização foi implantada primeiro no viaduto do Chá; motorista que invadir a área ainda não será multado
Nova sinalização foi implantada primeiro no viaduto do Chá; motorista que invadir a área ainda não será multado

As áreas exclusivas ainda passam por período de testes, mas a intenção é expandi-las para outros pontos onde há grande concentração de motos e ciclistas. Por enquanto não haverá multas aos motoristas que invadirem a área.

Os primeiros locais foram escolhidos em razão do alto tráfego de motos. Na Rebouças, o volume chega a 3.700 motos no pico da manhã (7h às 10h). No ano passado, das 1.231 pessoas que morreram no trânsito, 540 (43,8%) eram pedestres, 438 (35,5%) conduziam motocicleta e 52 (4,2%) estavam pedalando.

A intenção da CET era instalar a faixa em 2012, mas o projeto atrasou. No Brasil, o modelo já é usado em Natal (RN) desde 2008. Outras cidades do litoral paulista também têm versões.


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