Folha de S. Paulo


Entidades pedem mediação de Dilma sobre 'importação' de médicos

Em carta aberta à presidente Dilma Rousseff, o CFM (Conselho Federal de Medicina) pediu a mediação do Palácio do Planalto para "solucionar o impasse" entre médicos e os ministérios da Saúde, Educação e Relações Exteriores, que elaboram um programa para atrair médicos do exterior.

O principal ponto da discórdia é que o governo discute trazer médicos formados no exterior sem que eles passem pelo Revalida (prova do governo federal para realizar as revalidações de diplomas). As entidades defendem que apenas os médicos aprovados no exame tenham a atuação liberada no país.

Entidades médicas dizem que decisão traz risco à saúde
Médico de fora que atuar em área carente não fará prova

"A entrada sem critérios de médicos estrangeiros e de brasileiros com diplomas de medicina obtidos no exterior fere a norma legal, coloca a qualidade da assistência à população em situação de risco e não garante a ampliação definitiva de acesso à assistência nas áreas de difícil provimento", diz a carta do CFM.

O conselho cita reunião em abril com Dilma e a intenção manifestada pela presidente de "ampliar o debate em torno da melhora da assistência em áreas distantes".


Endereço da página:

Links no texto: