Folha de S. Paulo


Maior conhecimento sobre bilhete atrairá mais usuários, afirma prefeitura

A gestão Fernando Haddad diz que o objetivo do Bilhete Único Mensal é atingir sobretudo o público que faz mais de três viagens de ônibus por dia, como muitos estudantes.

Mas espera que o maior conhecimento sobre o bilhete, e eventual adesão do metrô, eleve o potencial de usuários.

Bilhete Único Mensal só valerá a pena para 10% dos passageiros
Tarifas de metrô, ônibus e trens terão reajuste a partir de 1º de junho

Para Adauto Farias, diretor da SPTrans, o índice de 10% "é um número que será próximo da realidade inicial. Mas à medida que as pessoas forem conhecendo a utilidade o bilhete mensal, esse número talvez seja maior".

Ele acredita que o cartão será bastante usado nos fins de semana. "É o caso do cara que não vai ao cinema no sábado para não gastar a passagem do trabalho de segunda."

Farias diz que o conceito por trás da tarifa mensal é aumentar a mobilidade do cidadão.

"O Bilhete Único tinha forte ingrediente de redução no custo e no tempo de viagem. Agora, o conceito é dar maior mobilidade. A cidade funciona 24 horas, mas às vezes o transporte é uma restrição."

Os créditos do bilhete mensal também poderão ser comprados por companhias, como vale-transporte. "A empresa que hoje gasta mais do que R$ 140 com o funcionário naturalmente vai ter interesse em migrar", diz Farias.

METRÔ

A prefeitura diz que o metrô ainda está no prazo de "maturação das ideias". "Há a expectativa de o Estado implantar conosco. Do ponto de vista técnico não há dificuldade", diz o secretário municipal de Transportes, Jilmar Tatto.

Em nota, a Secretaria dos Transportes Metropolitanos, responsável pela rede sobre trilhos, diz que mantém grupo de trabalho com a prefeitura para acompanhar o processo de implantação.

"Do ponto de vista técnico, a integração com a rede metroferroviária é possível. Mas, no aspecto econômico, a secretaria aguarda o município mensurar a quantidade de usuários que deverão aderir ao bilhete para, então, mensurar e analisar o impacto financeiro."


Endereço da página:

Links no texto: