Folha de S. Paulo


Santos Dumont reabre após 11 horas; 75,8% dos voos são cancelados

O aeroporto Santos Dumont, no centro do Rio, reabriu para decolagens por volta das 17h30 desta sexta-feira, após ficar com a operação suspensa por cerca de 11 horas em decorrência da chuva.

As decolagens já tinham sido liberadas às 16h, mas nenhum avião decolou desde então, já que nenhuma aeronave tinha pousado no aeroporto durante todo o dia. O terminal chegou a abrir às 6h, mas fechou às 6h15 para decolagens e às 6h45 para pouso, devido à chuva e, também, a forte neblina.

De acordo com a Infraero (estatal que administra o aeroporto), dos 157 voos programados para todo o dia, 119 (75,8%) foram cancelados, segundo balanço divulgado às 21h. Pelo site do órgão, muitos voos previstos para depois da abertura ainda eram marcados como cancelados ou atrasados.

Editoria de Arte/Folhapress

Ao contrário do que ocorre em outros aeroportos, o Santos Dumont não pode operar exclusivamente por aparelhos por conta da localização --alinhado com o morro do Pão de Açúcar e a ponte Rio-Niterói--, ele exige uma visibilidade mínima.

As filas nos balcões de check-in das companhias aéreas foram longas durante todo o dia. A todo instante, o sistema de som informava o fechamento das pistas. As companhias aéreas remanejaram passageiros para o Galeão, na Ilha do Governador, ou remarcaram as viagens.

Os passageiros que pretendem embarcar no aeroporto Santos Dumont devem entrar em contato com as empresas para verificar a disponibilidade do voo.


Endereço da página:

Links no texto: