Folha de S. Paulo


Professores em greve protestam e fecham faixa da av. Paulista

Professores da rede estadual de ensino protestam na tarde desta sexta-feira em São Paulo. Por volta das 15h40, o grupo fechava uma faixa da avenida Paulista, no sentido Consolação, na altura do Masp (Museu de Artes de São Paulo).

O grupo se concentra desde as 14h no vão livre do Masp e deve seguir em caminhada mais tarde em direção a praça da República, na frente da Secretaria de Educação. Por conta disso, devem ter bloqueios de via também na rua da Consolação e na Rego Freitas.

A categoria deve fazer uma nova assembleia e decidir sobre a continuidade da greve, iniciada no último dia 19. Segundo estimativa da Polícia Militar, cerca de mil professores participavam da manifestação, mas o trânsito não registrava grande alteração.

Adriano Vizoni/Folhapress
Professores da rede estadual fazem novo protesto e fecham pista da avenida Paulista, na região central de São Paulo
Professores da rede estadual fazem novo protesto e fecham pista da avenida Paulista, na região central de São Paulo

A categoria reivindica reposição salarial de 36,74% e complementação do reajuste referente a 2012; cumprimento da lei do piso --no mínimo 33% da jornada para atividades de formação e preparação de aulas--, fim dos descontos de faltas e licenças médicas para efeito de aposentadoria especial; entre outras.

A Secretaria de Educação diz apresentado a proposta de acréscimo salarial de 8,1% à Assembleia Legislativa no dia 17 de abril e que o secretário Herman Voorwald propôs ao sindicato avaliar no segundo semestre a possibilidade, de acordo com as condições econômicas, de mais um aumento. A Apeoesp, porém, rejeitou a proposta.


Endereço da página: