Folha de S. Paulo


Justiça autoriza destruição de 45 mil veículos abandonados em SP

A Justiça de São Paulo autorizou a destruição de 45.131 veículos depositados em 45 pátios da capital paulista.

O anúncio oficial da medida será feito hoje pelo governador Geraldo Alckmin (PSDB) e por Fernando Grella Vieira, secretário da Segurança Pública.

A Secretaria da Segurança Pública abrirá licitação para que esses veículos sejam transformados em sucata e vendidos para reciclagem.

No mês passado, a Folha revelou que a Polícia Civil tem 80 mil carros abandonados em pátios da cidade.

Se fossem colocados em fila, os veículos seriam suficientes para ligar os 320 km que separam as cidades de São Paulo e de Ribeirão Preto, no interior paulista.

Joel Silva/Folhapress
Justiça autoriza destruição de 45 mil veículos abandonados em São Paulo; imagem mostra patio da capital paulista
Justiça autoriza destruição de 45 mil veículos abandonados em São Paulo; imagem mostra patio da capital paulista

SEM ESPAÇO

A frota de 80 mil veículos é resultado de apreensões a partir da última década. Sem espaço para guardá-los, a polícia levou os carros para terrenos particulares.

Um desses pátios, localizado às margens da represa de Guarapiranga (zona sul), área de proteção ambiental, recebeu 15 mil veículos entre 2003 e 2008, ano em que o próprio governo do Estado fez a interdição do local, alegando risco para o ambiente.

Apesar do dano potencial para o reservatório, nenhum veículo foi removido.

No ano passado, o governo paulista foi condenado a retirar os veículos dali e liberar a área. Como não cumpriu a decisão, a multa aplicada pelos juízes ao Estado já chega a R$ 60 milhões.


Endereço da página: