Folha de S. Paulo


Após operação, fábrica Latvida é interditada por vender leite adulterado no RS

A Secretaria Estadual da Agricultura do Rio Grande do Sul interditou a empresa Latvida no final da manhã desta quarta-feira (8) por descumprimento de decisão judicial.

A empresa com sede em Estrela, no Vale do Taquari (RS), estava desde o dia 1° de abril impedida de comercializar os leites UHT por ter apresentado formol em sua composição, informou o Ministério Público do Rio Grande do Sul.

Empresa diz que adulteração foi pontual; lotes já foram recolhidos
Polícia prende suspeitos de alterar leite no Rio Grande do Sul

A interdição aconteceu durante a operação "Leite Compen$ado" que visa desarticular empresas de transportes que agiam na adulteração do leite in natura, adicionando água acompanhada de uma mistura de ureia e formol no produto. O promotor Alcindo Bastos Filho, da Promotoria do Consumidor, informou que, além do desrespeito à decisão judicial, a fábrica apresentava uma série de irregularidades como presença de insetos e falta de higiene.

"A empresa Latvida foi interditada hoje pela manhã pela Secretaria Estadual da Agricultura através do Serviço de Inspeção Federal (SIF), a partir de uma recomendação da Promotoria do Consumidor que apurou várias mais irregularidades, sem falar na questão do formol que havia sido detectado no leite Latvida UHT Desnatado (com fabricação de 16 de fevereiro de 2013 e com validade até 16 de junho de 2013). A fiscalização encontrou mais de 188 irregularidades, que vão desde condições de higiene à presença de isentos. Portanto, houve a suspensão total das atividades ", disse o promotor.

De acordo com o Ministério Público, a interdição da empresa é por tempo indeterminado. A Folha entrou em contato com a empresa Latvida, mas não recebeu retorno até a publicação da reportagem.

Fundada no dia 15 de março de 2000, a empresa Latvida atua na área de produção e comercialização de leites, queijos, iogurtes, doce de leite e creme de leite. É uma empresa familiar que foi estruturada pelos irmãos Rui e Valdir Sulsbach.

A maior comercialização de seus produtos é realizada nas regiões do Vale do Taquari, Vale do Rio Pardo, além da grande Porto Alegre, região de Santa Maria e Passo Fundo.

OPERAÇÃO

Além do fechamento da empresa Latvida, nove mandados de prisão e 13 de busca e apreensão foram emitidos pelo Ministério Público para efetuar prisões nas cidades de Ibirubá, Guaporé e Horizontina. A operação contou com o apoio da Receita Federal e da Brigada Militar e, ao todo, oito suspeitos de participarem da fraude foram presos.

ADULTERAÇÃO

Durante três meses, o Ministério Público investigou cinco empresas, que realizavam transporte de leite no Rio Grande Sul, suspeitas de adulterar a composição do produto antes de realizar a entrega à indústria. Elas incluíam água e ureia na composição do leite de diversas marcas.

Os suspeitos adicionavam 10% de água na composição do leite para aumentar o volume. No entanto, dentro desses 10%, havia 1% de ureia para compensar a perda nutricional. Para que a ureia não derretesse, os suspeitos ainda colocavam formol, que é considerado cancerígeno pela OMS (Organização Mundial de Saúde).

A fraude foi comprovada através de análises químicas do leite cru, onde foi possível identificar a presença do formol, que mesmo depois dos processos de pasteurização, persiste no produto final.

Com o aumento do volume do leite transportado, os "leiteiros" lucravam 10% a mais que os 7% já pagos sobre o preço do leite cru, em média R$ 0,95 por litro, destacou o Ministério Público.

As empresas investigadas transportaram aproximadamente 100 milhões de litros de leite entre abril de 2012 e maio de 2013. Desse montante, estima-se que um milhão de quilos de ureia contendo formol tenham sido adicionados.

Amostras coletadas no decorrer da investigação em supermercados da capital gaúcha apontaram fraude em 14 lotes de leite UHT. Os leites das marcas abaixo apresentaram adulteração por formol, conforme laudos de laboratórios credenciados pelo Mapa:

Italac Integral
Lotes: L05KM3, L13KM3, L18KM3, L22KM4 e L23KM1

Italac Semidesnatado
Lote: L12KM1

Líder UHT Integral
Lote: TAP1MB

Mumu UHT Integral
Lote: 3ARC

Latvida UHT Desnatado
Com fabricação de 16 de fevereiro de 2013 e com validade até 16 de junho de 2013


Endereço da página:

Links no texto: