Folha de S. Paulo


Dentista queimada dará nome a clínica na Grande São Paulo

O Crosp (Conselho Regional de Odontologia de São Paulo) quer homenagear a dentista Cinthya Magaly Moutinho de Souza, 46, assassinada no último dia 25 durante um assalto em sua clínica, em São Bernardo do Campo (Grande São Paulo).

Na ocasião, três bandidos invadiram o local e tomaram cartões bancários da vítima, mas só conseguiram sacar em caixas eletrônicos os R$ 30 disponíveis. Exigindo mais dinheiro, eles ameaçaram Cinthya jogando álcool em seu corpo. Segundo a polícia, antes de fugirem do local, um deles, adolescente, riscou um fósforo e ateou fogo na vítima.

'É preciso ensinar valores às crianças', diz pai de dentista
Grupo protesta e pede justiça por morte de dentista
Detido por morte de dentista foi solto há 5 meses

O Crosp quer dar o nome da dentista ao próximo Centro de Especialidades Odontológicas de São Bernardo do Campo. Uma conselheira vai visitar os pais dela para solicitar permissão para a homenagem.

"Além de homenagear a memória da cirurgiã-dentista, a ideia é tornar o CEO um símbolo de resistência da comunidade à violência, para que não mais se repita tragédia semelhante", diz comunicado do conselho enviado aos dentistas do Estado.

Segundo o Crosp, a parte burocrática já foi resolvida, pois o prefeito Luiz Marinho (PT) respondeu ofício da entidade apoiando a iniciativa.

SEGURANÇA

Após o crime, o conselho diz ter cobrado mais policiamento na região do ABC Paulista e pediu audiências com o secretário Fernando Grella (Segurança Pública) e o governador Geraldo Alckmin (PSDB).

Também criou um canal para receber denúncias de casos de assaltos, violência ou similares ocorrido em consultórios, laboratórios e lojas odontológicas.

"O objetivo é estimular a classe odontológica a dar informações de casos semelhantes, para possibilitar o registro rápido das informações e o repasse imediato destas para os órgãos da Segurança Pública e o possível alerta dos colegas das regiões envolvidas."

As denúncias podem ser feitas pelo e-mail vamosnosproteger@crosp.org.br. Em breve haverá um número 0800, e aplicativos para celular e tablet estão em estudo. (ANDRÉ MONTEIRO)


Endereço da página:

Links no texto: