Folha de S. Paulo


Polícia prende suspeitos de alterar leite no RS

A polícia realiza na manhã desta quarta-feira (8) a prisão de suspeitos de incluírem água e ureia na composição do leite de diversas marcas no Rio Grande do Sul.

O Ministério Público, em parceria com o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), conseguiu na Justiça a emissão de nove mandados de prisão e 13 de busca e apreensão nas cidades de Ibirubá, Guaporé e Horizontina. Até as 10h, oito pessoas já haviam sido presas.

Empresa diz que adulteração foi pontual; lotes já foram recolhidos
Fábrica é interditada por vender leite adulterado no Rio Grande do Sul

Uma das formas de adulteração identificadas é a da adição de uma substância semelhante à ureia e que possui formol em sua composição, na proporção de 1 kg deste produto para 90 litros de água e mil litros de leite.

A operação "Leite Compen$ado" conta ainda com o apoio da Receita Federal e da Brigada Militar. Durante três meses, o Ministério Público e o Mapa investigaram cinco empresas, que realizavam transporte de leite no Rio Grande Sul, suspeitas de adulterar a composição do produto antes de realizar a entrega à indústria.

A fraude foi comprovada através de análises químicas do leite cru, onde foi possível identificar a presença do formol, que mesmo depois dos processos de pasteurização, persiste no produto final.

Com o aumento do volume do leite transportado, os "leiteiros" lucravam 10% a mais que os 7% já pagos sobre o preço do leite cru, em média R$ 0,95 por litro, destacou o Ministério Público.

As empresas investigadas transportaram aproximadamente 100 milhões de litros de leite entre abril de 2012 e maio de 2013. Desse montante, estima-se que um milhão de quilos de ureia contendo formol tenham sido adicionados.

Amostras coletadas no decorrer da investigação em supermercados da capital gaúcha apontaram fraude em 14 lotes de leite UHT. Os leites das marcas abaixo apresentaram adulteração por formol, conforme laudos de laboratórios credenciados pelo Mapa:

Italac Integral
Lotes: L05KM3, L13KM3, L18KM3, L22KM4 e L23KM1

Italac Semidesnatado
Lote: L12KM1

Líder UHT Integral
Lote: TAP1MB

Mumu UHT Integral
Lote: 3ARC

Latvida UHT Desnatado
Lotes: Fabricação em 16 de fevereiro de 2013 e validade até 16 de junho de 2013

Segundo a Promotoria, a empresa Latvida foi interditada na manhã desta quarta-feira e proibida de comercializar qualquer tipo de produto. A interdição ocorreu devido ao descumprimento de decisão judicial que a proibiu de vender leite UHT desde o dia 1º de abril.


Endereço da página:

Links no texto: