Folha de S. Paulo


Estação Paulista do Metrô terá novo acesso pela rua Bela Cintra

O Metrô vai construir um novo acesso subterrâneo que vai ligar a rua Bela Cintra, na região central de São Paulo, até a estação Paulista, da linha 4-amarela. De acordo com o Metrô, a ideia desse túnel é permitir que o passageiro que está na região da avenida Paulista, por exemplo, acesse a linha 4 sem precisar passar pela estação Consolação, da linha 2-verde.

Hoje em dia, o passageiro entra na estação Consolação e precisa andar por toda a plataforma, utilizar as escadas rolantes para então chegar na estação Paulista. A ideia é que o novo túnel agilize o acesso do usuário na linha 4 e ainda reduza o volume de passageiros que utilizam a área de interligação entre as duas linhas.

Ainda não há previsão para a obra ser iniciada. Segundo o Metrô, está em fase de conclusão o projeto da obra. O Metrô afirma que também estuda a construção de um novo túnel para interligar as linhas verde e vermelha.

LOTAÇÃO

De acordo com dados do Metrô, atualmente circulam por dia 131 mil passageiros na estação Consolação. Já na estação Paulista, são 145 mil pessoas que circulam por dia na estação Paulista. O Metrô transporta diariamente 4,6 milhões de usuários.

Nos horários de pico, segundo o Metrô, os funcionários tentam organizar a fila para facilitar o deslocamento dos passageiros entre as estações Paulista e Consolação. No período da manhã, o fluxo de passageiros é mais intenso da Paulista para a Consolação e, à noite, essa situação se inverte.

O Metrô explica que na passagem subterrânea atual funcionam duas filas em cada direção fora do horário de pico. "Mas, essa disposição é alterada conforme a necessidade, deixando três filas no sentido de maior fluxo e uma, no de menor", explica nota enviada pelo Metrô.

REDISTRIBUIÇÃO

Para o Metrô, a redistribuição da demanda concentrada nesta área de integração terá início no segundo semestre de 2014, com a inauguração das estações Oscar Freire e Higienópolis-Mackenzie, da linha-4.

A partir do funcionamento dessas estações, usuários que desembarcam na estação Paulista para acessarem a região da rua Oscar Freire, avenida Rebouças, rua da Consolação e avenida Angélica, por exemplo, não precisarão utilizar mais a estação Paulista.

Além disso, com a operação da linha 5-lilás, que se integrará com a linha 1-azul, na estação Santa Cruz, e com a linha 2-verde, na estação Chácara Klabin, o Metrô afirma que o fluxo concentrado na estação Consolação será dividido com a nova opção de transferência na estação Chácara Klabin.


Endereço da página: