Folha de S. Paulo


Temporal com fortes rajadas de vento causa transtornos no Rio

O forte temporal que atingiu o Rio de Janeiro na manhã desta segunda-feira (6) provocou quedas de árvores, interdições de vias e problemas no transporte público da capital fluminense.

Por volta das 8h, uma van havia sido atingida por uma árvore na rua Marechal Floriano, próximo à Light (distribuidora de energia elétrica), no centro da capital.

Ainda não há informações de vítimas. Segundo o Corpo de Bombeiros, a ventania provocou a queda de outra árvore na avenida Niemeyer e interditou a via em São Conrado, altura do hotel Sheraton, zona sul.

De acordo com o Centro de Operações da Prefeitura do Rio, o vento chegou a 93 km/h no Forte de Copacabana, zona sul. Em Marambaia, zona oeste, foi registrada ventania de 66 km/h. O órgão informou que a previsão é de mais chuva na cidade nas próximas horas devido a chegada de uma frente fria.

Alex Ribeiro/Folhapress
Banheiro químico é arrastado pelo vento para av. Atlântica, sentido centro, complicando trânsito na zona sul
Banheiro químico é arrastado pelo vento para av. Atlântica, sentido centro, complicando trânsito na zona sul

Na região central, galhos de árvores despencaram e fecharam a rua México, em frente ao consulado americano. Quedas de árvores na estrada Grajaú-Jacarepaguá, sentido Jacarepaguá, zona oeste, ocupam uma faixa da pista na altura do quilômetro três e na localidade conhecida como Kabanna Catonho.

A SuperVia (concessionária que administra o transporte ferroviário) afirmou em nota que "devido as condições climáticas que atingem a região da zona norte do Rio, o funcionamento do Teleférico do Complexo do Alemão foi interrompido por volta das 7h de hoje. Os passageiros foram avisados por meio de sistema sonoro nas gôndolas e desembarcaram em suas estações de destino".

A concessionária diz também que os trens funcionam com baixa velocidade e intervalos atrasados por causa da forte chuva que atinge a zona oeste.

Já o Metrô Rio, responsável pelo serviço, diz que o transporte funciona normalmente. Mais cedo, por volta das 7h30, uma árvore caiu e interrompeu, durante cerca de 20 minutos, a circulação na Linha 2 do metrô, nos ramais entre Coelho Neto e Pavuna, provocando atrasos.

As estações Cesarão I, Cesarão 2, Magarça, Ilha de Guaratiba, Recreio Shopping e Glaucio Gil estão sem energia por conta de interrupção de fornecimento da Light. A concessionária já foi notificada para efetuar os reparos.

A Secretaria Municipal de Transportes e a CET (Companhia de Engenharia de Tráfego) do Rio informaram que devido às fortes chuvas que atingiram a capital fluminenses, alguns pontos na região do Recreio e da Barra da Tijuca estão com os semáforos apagados, mas que agentes de trânsito estão orientando os motoristas na região. Nesse trecho, os ônibus circulam com velocidade reduzida.

Os aeroportos não chegaram a fechar, mas tiveram que operar por instrumentos, opção usada quando há mau tempo que dificulta pousos e decolagens.

Segundo previsão do Cptec (Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos), do Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais), a região sul do Estado do Rio e na capital fluminense o tempo permanece encoberto com nuvens e poderá chover forte em alguns pontos ao longo do dia.


Endereço da página:

Links no texto: