Folha de S. Paulo


Interdições na zona norte de SP para a Indy terminam hoje à noite

As interdições ocasionadas pela etapa brasileira da Fórmula Indy, no parque Anhembi, em São Paulo, terminarão neste domingo.

O trecho da pista local da marginal Tietê (sentido Castello Branco) e a avenida Olavo Fontoura, na zona norte da capital paulista, serão liberadas por volta das 20h, segundo a CET (Companhia de Engenharia de Tráfego).

O bloqueio começou à meia-noite de quinta-feira (2). A corrida, que é realizada em circuito de rua, acontece hoje por volta das 12h30 (horário de Brasília). Esta será a quarta etapa da temporada da categoria, que terá um total de 19 corridas, sendo 17 nos Estados Unidos, uma no Brasil e uma no Canadá.

A sinalização é realizada com 750 cavaletes, 140 cones, 155 cilindros, 3.700 metros de gradil de 1,5 metros de altura, 07 painéis de mensagem variável, 32 faixas e 06 banners de orientação e 75 rolos de fita zebrada. As vias no entorno do Anhembi serão regulamentadas com sinalização de proibição de estacionamento.

Ontem, por exemplo, a marginal Tietê foi a via mais congestionada da cidade de São Paulo durante todo o dia.

Editoria de Arte/Folhapress

CONFIRA OS BLOQUEIOS:

- Avenida Olavo Fontoura, entre a rua Brazelisa Alves de Carvalho até a praça Campo de Bagatelle;
- Pista local da marginal Tietê, sentido Castelo Branco, entre a ponte das Bandeiras e a ponte da Casa Verde;
- Rua Professor Milton Rodrigues, em ambos os sentidos;
- Rua Marechal Leitão de Carvalho, entre a rua Massinet Sorcinelli e a avenida Santos Dumont. Esta via terá alteração de circulação da mão de direção: de único para duplo;
- Rua Massinet Sorcinelli, entre a marginal Tietê e a rua Marechal Leitão de Carvalho.

A partir das 21h de sexta-feira (3) até as 20h de domingo (5), o acesso à avenida Olavo Fontoura será restrito, somente sendo permitido o acesso de pessoas devidamente credenciadas. Quem pretende utilizar o aeroporto Campo de Marte deve utilizar o acesso pela avenida Santos Dumont, sentido centro, portaria oposta à rua Santa Eulália.

CAMINHOS ALTERNATIVOS

A ponte Governador Orestes Quércia é a melhor opção de alternativa para evitar as interdições no Anhembi. A praça Campo de Bagatelle e a marginal Tietê (pista local, sentido Castelo Branco) é indicada, principalmente, para quem trafega no sentido aeroporto/Santana pelo eixo Norte-Sul e quem pretende ir para a zona norte da cidade ou para as rodovias Bandeirantes, Anhanguera ou Castelo Branco. Outras opções de desvio são:

- Av. Olavo Fontoura, a opção de desvio será a avenida Braz Leme e/ou marginal Tietê.
- Av. Assis Chateaubriand (marginal Tietê, pista local, sentido Castelo Branco), a opção de desvio será a pista central e expressa da marginal Tietê.

LOCOMOÇÃO

A CET (Companhia de Engenharia de Tráfego) recomenda ao público que utilize o transporte público (Metrô, Trem e ônibus) para acompanhar a Fórmula Indy no Anhembi. Não serão criadas áreas de estacionamento para veículos particulares, próximas à área do evento e não haverá vagas em vias públicas no entorno do circuito. A região apresenta estacionamentos particulares distantes até 1 km do Anhembi.

ÔNIBUS

As linhas regulares de ônibus que circulam pela avenida Olavo Fontoura e região do Anhembi terão o itinerário alterado para realização da corrida. Os novos trajetos também poderão ser consultados no site da SPTrans.

Na avenida Braz Leme, sentido centro, entre a rua do Aclamado e a rua Sorór Angélica, haverá uma área reservada para estacionamento de ônibus fretados. O desembarque e embarque de passageiros deverá ser realizado na avenida Braz Leme, ambos os sentidos, entre a rua Dr. Melo Nogueira e a rua Marambaia.

A SPTrans (empresa que gerencia o transporte municipal) disponibilizará serviço especial de transporte para pessoas com deficiência física e mobilidade reduzida. Haverá atendimento de linhas criadas com destino ao Anhembi partindo dos miniterminais:

- Tietê: rua Marechal Odylio Dennys, próximo a avenida Cruzeiro do Sul, ao lado da saída da estação Tietê (linha 1-azul do Metrô)
- Barra Funda: avenida Auro Soares de Moura Andrade, internamente ao terminal, ao lado da rampa de acesso de deficientes
- Paulista: avenida Paulista, em frente ao parque Trianon
- República: praça da República com a rua do Arouche
- Aeroporto de Congonhas

Além destes miniterminais, o Atende disponibilizará transporte também nos seguintes locais:

- PAMA: para o público indicado ao estacionamento daquele local.
- Linha externa: dois pontos de atendimento estarão disponíveis na Av. Olavo Fontoura, em seus dois extremos (Praça Campos de Bagatelli e próximo à Ponte Casa Verde).
- Linha interna: três pontos de embarque (próximo à passarela e elevador; ao lado da saída do "Trenzinho" e ainda próximo aos boxes).

METRÔ E TREM

As estações Tietê (linha 1-azul) e Barra Funda (linha 3-vermelha) terão os horários de funcionamento mantidos nos dias de treino e corrida. Haverá linha de ônibus fazendo integração entre os terminais e o local da corrida.

TÁXI

Para que os que preferem utilizar o táxi para chegar até o Anhembi, o desembarque deverá ser realizado, preferencialmente, na rua Brazelisa Alves de Carvalho, que apresenta o menor trajeto até os portões de acesso ao evento.

Na saída, a CET alerta que os taxis serão distribuídos em dois pontos: um na rua Anita Malfatti com a avenida Olavo Fontoura e outro na praça Campo de Bagatelle, junto à avenida Olavo Fontoura


Endereço da página:

Links no texto: