Folha de S. Paulo


Análise: Melhoria da segurança necessita de ações criteriosas

Na segurança pública, assim como na administração pública em geral, ações que possam ter continuidade independentemente das mudanças de governo e de clamores sociais são fundamentais para avançarmos na solução de problemas complexos que só serão resolvidos em prazos médios ou longos.

Por outro lado, é importante valorizar também ações com caráter de força-tarefa, que contribuam para modificar problemas já detectados que vêm afetando a qualidade do trabalho policial.

Nesse sentido, o mais importante de avaliar quando o governo apresenta projetos ou ações para enfrentar determinada situação é se são ações eficientes, desejáveis e possíveis, bem como o custo-benefício delas.

No caso específico do pacote apresentado pela Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo, concurso público e reorganização dos quadros são ações que se encaixam nos critérios acima descritos.

No entanto, ainda são tímidas para dar conta de questões estruturais para a melhoria da segurança pública, como por exemplo o fortalecimento do trabalho investigativo e o aumento do esclarecimento de crimes.

LUCIANA GUIMARÃES é diretora do Instituto Sou da Paz


Endereço da página: