Folha de S. Paulo


Com interdições da Indy, marginal Tietê tem 9,4 km de filas em SP

A marginal Tietê é a via mais congestionada da cidade de São Paulo desde a manhã desta sexta-feira. Às 17h, a via tinha 9,4 km de lentidão, na pista expressa, no sentido Castello Branco. As filas se estendiam da ponte Imigrante Nordestino até a ponte Cruzeiro do Sul.

Veja mais informações sobre trânsito

Segundo a CET (Companhia de Engenharia de Tráfego), essa lentidão ocorre por conta da interdição na pista local da marginal Tietê para a realização da etapa da Fórmula Indy no parque Anhembi, na zona norte.

Na pista local da marginal, o motorista encontra 8,4 km de morosidade que vai da ponte Aricanduva até a rua Massinet Sorcinelli. Na pista central são 5,5 km de retenção que vai da ponte do Tatuapé até a rua Massinet Sorcinelli.

A recomendação é que os motoristas evitem passar pela região até domingo à noite. O bloqueio começou na noite de ontem (2). Hoje, haverá treinos Mundial de GT e da Mercedes-Benz Grand Challenge. No sábado (3), a partir das 8h30, a Indy começa com os treinos livres. A prova, no parque Anhembi, acontece no domingo (5) por volta das 13h30.

Em toda a cidade de São Paulo, a companhia apontava 109 km de retenção por volta das 17h, o que corresponde a 12,6 % dos 868 km de vias monitoradas. O índice estava abaixo da média do horário, que é de 14,3 %. A pior região era a zona leste, com 36 km de filas.

No mesmo horário, havia trânsito carregado na avenida dos Bandeirantes, sentido marginal, com 5,1 km de lentidão. O congestionamento ia do viaduto Aliomar Baleeiro até o viaduto Santo Amaro.

CONFIRA OS BLOQUEIOS DA INDY:

- Avenida Olavo Fontoura, entre a rua Brazelisa Alves de Carvalho até a praça Campo de Bagatelle;
- Pista local da marginal Tietê, sentido Castelo Branco, entre a ponte das Bandeiras e a ponte da Casa Verde;
- Rua Professor Milton Rodrigues, em ambos os sentidos;
- Rua Marechal Leitão de Carvalho, entre a rua Massinet Sorcinelli e a avenida Santos Dumont. Esta via terá alteração de circulação da mão de direção: de único para duplo;
- Rua Massinet Sorcinelli, entre a marginal Tietê e a rua Marechal Leitão de Carvalho.

A partir das 21h de sexta-feira (3) até as 20h de domingo (5), o acesso à avenida Olavo Fontoura será restrito, somente sendo permitido o acesso de pessoas devidamente credenciadas. Quem pretende utilizar o aeroporto Campo de Marte deve utilizar o acesso pela avenida Santos Dumont, sentido centro, portaria oposta à rua Santa Eulália.

CAMINHOS ALTERNATIVOS

A ponte Governador Orestes Quércia é a melhor opção de alternativa para evitar as interdições no Anhembi. A praça Campo de Bagatelle e a marginal Tietê (pista local, sentido Castelo Branco) é indicada, principalmente, para quem trafega no sentido aeroporto/Santana pelo eixo Norte-Sul e quem pretende ir para a zona norte da cidade ou para as rodovias Bandeirantes, Anhanguera ou Castelo Branco. Outras opções de desvio são:

- Av. Olavo Fontoura, a opção de desvio será a avenida Braz Leme e/ou marginal Tietê.
- Av. Assis Chateaubriand (marginal Tietê, pista local, sentido Castelo Branco), a opção de desvio será a pista central e expressa da marginal Tietê.

LOCOMOÇÃO

A CET (Companhia de Engenharia de Tráfego) recomenda ao público que utilize o transporte público (Metrô, Trem e ônibus) para acompanhar a Fórmula Indy no Anhembi. Não serão criadas áreas de estacionamento para veículos particulares, próximas à área do evento e não haverá vagas em vias públicas no entorno do circuito. A região apresenta estacionamentos particulares distantes até 1 km do Anhembi.

ÔNIBUS

As linhas regulares de ônibus que circulam pela avenida Olavo Fontoura e região do Anhembi terão o itinerário alterado para realização da corrida. Os novos trajetos também poderão ser consultados no site da SPTrans.

Na avenida Braz Leme, sentido centro, entre a rua do Aclamado e a rua Sorór Angélica, haverá uma área reservada para estacionamento de ônibus fretados. O desembarque e embarque de passageiros deverá ser realizado na avenida Braz Leme, ambos os sentidos, entre a rua Dr. Melo Nogueira e a rua Marambaia.

A SPTrans (empresa que gerencia o transporte municipal) disponibilizará serviço especial de transporte para pessoas com deficiência física e mobilidade reduzida. Haverá atendimento de linhas criadas com destino ao Anhembi partindo dos miniterminais:

- Tietê: rua Marechal Odylio Dennys, próximo a avenida Cruzeiro do Sul, ao lado da saída da estação Tietê (linha 1-azul do Metrô)
- Barra Funda: avenida Auro Soares de Moura Andrade, internamente ao terminal, ao lado da rampa de acesso de deficientes
- Paulista: avenida Paulista, em frente ao parque Trianon
- República: praça da República com a rua do Arouche
- Aeroporto de Congonhas

Além destes miniterminais, o Atende disponibilizará transporte também nos seguintes locais:

- PAMA: para o público indicado ao estacionamento daquele local.
- Linha externa: dois pontos de atendimento estarão disponíveis na Av. Olavo Fontoura, em seus dois extremos (Praça Campos de Bagatelli e próximo à Ponte Casa Verde).
- Linha interna: três pontos de embarque (próximo à passarela e elevador; ao lado da saída do "Trenzinho" e ainda próximo aos boxes).

METRÔ E TREM

As estações Tietê (linha 1-azul) e Barra Funda (linha 3-vermelha) terão os horários de funcionamento mantidos nos dias de treino e corrida. Haverá linha de ônibus fazendo integração entre os terminais e o local da corrida.

TÁXI

Para que os que preferem utilizar o táxi para chegar até o Anhembi, o desembarque deverá ser realizado, preferencialmente, na rua Brazelisa Alves de Carvalho, que apresenta o menor trajeto até os portões de acesso ao evento.

Na saída, a CET alerta que os taxis serão distribuídos em dois pontos: um na rua Anita Malfatti com a avenida Olavo Fontoura e outro na praça Campo de Bagatelle, junto à avenida Olavo Fontoura


Endereço da página:

Links no texto: