Folha de S. Paulo


Haddad estuda novo uso para o estádio do Pacaembu

O prefeito de São Paulo, Fernando Haddad (PT), disse nesta quarta-feira que a prefeitura está estudando uma nova forma de uso para o estádio do Pacaembu após a inauguração das novas arenas que serão a casa do Palmeiras e do Corinthians nos próximos anos.

Pacaembu não está em liquidação, diz secretário

Ele não deu detalhes, no entanto, dos tipos de evento que o estádio deve receber quando a demanda por partidas de futebol diminuir.

Uma das propostas levantadas ainda na gestão Gilberto Kassab (PSD) era que o estádio fosse reformado para ter proteção acústica e menos lugares. Isso viabilizaria a realização de shows, que foram vetados há anos após protesto de moradores.

"Nós vamos ter que usar esse ano para repensar, não esperar a inauguração das arenas para começar a pensar num uso que também se harmonize com os moradores do Pacaembu, mas que de alguma maneira projete um futuro novo para esse equipamento que é muito simbólico na cidade de São Paulo", disse.

Danilo Verpa-6.jun.10/Folhapress
Vista aérea da região do estádio do Pacaembu, na zona oeste de São paulo
Vista aérea da região do estádio do Pacaembu, na zona oeste de São Paulo; prefeitura estuda seu futuro

A nova forma de uso do estádio está sendo analisada pelo secretário municipal de Esportes, Celso Jatene (PTB). À Folha, ele já disse que encaminhou ao prefeito um projeto de R$ 400 milhões para modernizar o Pacaembu, com a participação da iniciativa privada.

Ele disse ainda que existe a possibilidade do estádio abrigar eventos como o UFC, de artes marciais.

"Não queremos fazer de maneira desorganizada, queremos combinar com o bairro e ao mesmo tempo combinar com a cidade um novo uso. São Paulo vai ter o Morumbi, a arena do Palmeiras e a do Corinthians, é muita coisa. Então se o Pacaembu não for repensado, o nosso risco é que ele degrade, e nós não podemos admitir isso", disse hoje o prefeito.

Haddad foi ao estádio hoje participar da abertura da 11ª edição dos Jogos da Cidade, competição de esporte amador que neste ano terá a participação de 800 times de futebol e outras 500 equipes de vôlei, handebol, basquete e futsal.

Os jogos acontecem até dezembro. A primeira etapa da competição é regional, dividida entre as 31 subprefeituras. Em seguida, os campeões disputam a fase municipal.

O prefeito disse que espera realizar a maior edição do evento em 2014, aproveitando a Copa para promover o esporte na cidade.


Endereço da página:

Links no texto: