Folha de S. Paulo


Motorista de ônibus diz que não percebeu ter atropelado triatleta no Rio

O motorista de ônibus Onofre Marques dos Santos, que atropelou e matou o dentista e triatleta Pedro Nikolay, 31, no início da manhã desta terça-feira, na região de Ipanema, no Rio, prestou depoimento à polícia no final da tarde e afirmou que não percebeu ter atropelado a vítima.

Santos também negou que tenha avançado o sinal da esquina da avenida Vieira Souto com a rua Henrique Dumont antes do acidente, como afirmaram testemunhas. Ele deixou o local sem prestar socorro à vítima --que estava de bicicleta--, e foi identificado apenas à tarde.

"Só ouvi os pedestres gritando: avançou o sinal vermelho, atropelou e fugiu. Ele foi arremessado a 10 metros de distância. Ficou estendido na pista perto da calçada dos prédios", contou à Folha o ciclista Rafael Castro, que pedalava poucos metros atrás de Nikolay.

O acidente aconteceu por volta das 6h. Nikolay foi levado para o hospital Miguel Couto, na Gávea, zona sul, mas não resistiu a hemorragia nos pulmões e a duas paradas cardíacas.

O grupo de ciclistas que estava com Nikolay se preparava para competir no Iron Man de Mallorca, na Espanha, que acontece no dia 11 de maio. Os treinos na orla carioca são comuns. Do Arpoador ao Leblon placas indicam que, entre as 5h e as 6h30, a faixa perto do canteiro central, onde Nikolay pedalava, é preferencial para o treinamento desses atletas.

"Essa tragédia reforça a necessidade que temos de apoio, por mais que existam as placas indicando a via preferencial", disse o ciclista Rafael Castro.

A prefeitura afirmou em nota que o ônibus envolvido no acidente está em dia com a vistoria da Secretaria Municipal de Transportes e do Detran. O veículo permanece na garagem da viação Transportes Vila Isabel à disposição da perícia policial, assim como as câmeras com as imagens do circuito interno do transporte.

A prefeitura afirmou que não há câmeras de rua no local. A empresa Transportes Vila Isabel lamentou em nota o acidente e informou que aguarda a conclusão do trabalho pericial para se pronunciar.

OUTRO CASO

A diretora de TV Gisela Matta, 36, morreu no dia 1º de abril no Rio de Janeiro após ser atropelada por um ônibus. De acordo com familiares da vítima, ela estava de bicicleta na faixa de pedestres quando foi atingida.

O acidente aconteceu na noite de 31 de março no cruzamento das ruas General San Martin e Bartolomeu Mitre, no Leblon (zona sul do Rio).

Reprodução/Facebook/Gisela Matta
A diretora Gisela Matta morreu no Rio após ser atropelada por um ônibus; vítima gostava de usar bicicleta como meio de transporte
A diretora Gisela Matta morreu no Rio após ser atropelada por um ônibus; vítima gostava de usar bicicleta como meio de transporte

Endereço da página:

Links no texto: