Folha de S. Paulo


Avião cai em avenida de Belém e deixa um morto e sete feridos

Uma pessoa morreu e outras sete ficaram feridas na queda de um avião monomotor por volta das 9h30 desta sexta-feira (26) em Belém, na avenida de acesso ao aeroporto Brigadeiro Protásio de Oliveira.

O avião de matrícula PR-LJI, que pertence a uma empresa de táxi aéreo, fazia o procedimento de pouso. A aeronave saiu do município de Chaves, na ilha de Marajó, ao norte da capital.

Os feridos foram retirados da aeronave por homens do Corpo de Bombeiros, que têm a sede do comando geral na avenida onde o acidente ocorreu.

Deisi de Lima, 26, morreu em decorrência de uma parada cardíaca ao dar entrada no Hospital Metropolitano. A unidade está dando assistência aos outros passageiros: três mulheres, duas crianças e dois homens.

Mais cedo, o hospital havia informado que eram seis feridos --um homem a menos.

Entre os feridos, o comandante da aeronave, Vicente de Paula Cancela, 52, está em estado grave. A esposa dele também está internada e com quadro estável, assim como os dos outros cinco passageiros.

Com o impacto da queda, o comandante perdeu o braço direito e sofreu fraturas na face. Segundo o diretor do hospital, Paulo Czrnhak, ele passou por seis horas de cirurgia, concluída por volta das 16h desta sexta-feira.

Tarso Sarraf/Folhapress
Avião caiu em avenida de acesso ao aeroporto Brigadeiro Protásio de Oliveira, em Belém (PA); uma passageira morreu e outras seis ficaram feridas
Avião caiu em avenida de acesso ao aeroporto Brigadeiro Protásio de Oliveira, em Belém (PA); uma passageira morreu

PANE

O piloto Sérgio Pina, 61, funcionário da mesma empresa de táxi aéreo e amigo do piloto, diz que a aeronave sofreu uma pane mecânica durante o procedimento de pouso. "Pelas primeiras análises que fizemos o avião sofreu uma parada brusca, uma pane mecânica", disse.

A FAB (Força Aérea Brasileira) informou que enviou ao local do acidente uma equipe do 1º Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos.

A Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) disse que o registro e a inspeção anual de manutenção da aeronave estão em situação regular. A agência afirmou que aguardará o relatório da Aeronáutica para tomar providências.


Endereço da página: