Folha de S. Paulo


Jovem com gripe A morre em Santos (SP) após parto emergencial

Uma jovem de 19 anos, infectada com o vírus da gripe A (H1N1), morreu na manhã desta quinta-feira em Santos (a 72 km de São Paulo), o que fez subir para quatro o número de mortes no Estado só neste ano.

Saúde prorroga vacinação contra a gripe até dia 10 de maio
Com gripe A H1N1, jovem é submetida a parto emergencial

A mulher estava grávida de sete meses quando deu entrada no hospital Ana Costa, da rede particular, no último dia 15. Por causa do quadro de saúde crítico, uma equipe médica fez uma cesárea de emergência na última segunda-feira (22), com autorização de familiares.

O bebê foi levado à UTI neonatal do hospital e respira com ajuda de aparelhos. O quadro do menino é estável.

Já no início da semana, o hospital havia informado que a paciente apresentava atividade cerebral mínima e que a morte era "iminente". O nome da mulher não foi divulgado, por decisão da família.

Ela morava no distrito de Vicente de Carvalho, no Guarujá, na Baixada Santista. A Vigilância em Saúde do município informou que a jovem começou a ter manifestação da doença no último dia 9.

A região tem nove casos suspeitos da doença. Os exames para identificar se as pessoas estão ou não contaminadas devem ser concluídos em até sete dias.

As outras mortes registradas no Estado ocorreram em São José do Rio Preto, Catanduva e São Paulo.

Até agora, o Estado tem 18 confirmações da doença, segundo a Secretaria da Saúde. Em 2009, período em que houve a pandemia da gripe A, foram aproximadamente 12 mil casos confirmados e quase 600 mortes.


Endereço da página:

Links no texto: