Folha de S. Paulo


Pelo oitavo mês seguido, SP tem aumento no número de homicídios

A cidade de São Paulo registrou um aumento de quase 23% no número de homicídios dolosos --aqueles com intenção de matar -- em março deste ano. Foram 118 crimes desse tipo contra 96 ocorrências no mesmo período do ano passado.

O número de vítimas em março de 2013 foi 26% maior que no mesmo mês do ano passado --saltou de 99 para 125 pessoas.

Este é o oitavo aumento seguido no número de homicídios dolosos na capital paulista. Os dados foram divulgados na manhã desta quinta-feira (25) pela Secretaria de Estado da Segurança Pública.

A última queda no índice ocorreu em julho do ano passado, quando a pasta registrou uma diminuição de 13,2% nesse tipo de crime. Depois, São Paulo teve apenas aumento na taxa nos meses seguintes.

Editoria de Arte/Folhapress

Em cidades da Grande São Paulo, houve uma queda de cinco casos de homicídios dolosos em março deste ano --de 92 em março de 2012 para 87 neste ano. Uma diminuição de 5,4%.

Em todo o Estado, o índice cresceu 5.36%, de 410 casos em março do ano passado para 432 no mesmo período de 2013.

O Manual de Interpretação da Estatística de Criminalidade da secretaria indica que os dados devem ser comparados com o período correspondente do ano anterior. Assim, março de 2012 deve ser comparado com março 2013.

O manual diz que "índices criminais estão sujeitos às variações climáticas, sazonais e irregulares" e cita, como exemplo, o verão (mais gente na rua, por mais tempo) e as férias escolares.

LATROCÍNIOS E ROUBOS

O número de latrocínios também aumentou na cidade de São Paulo. Em março do ano passado, foram registrados oito casos. No mesmo período de 2013, foram 10. Em todo o Estado, houve queda no índice de 5,5% --de 34 casos para 36 no mês passado.

Segundo os dados divulgados hoje, o número de roubos a veículo aumentou 2,4% na capital, em março. O de furtos a carros, porém, diminuiu 4% em comparação com o mesmo mês de 2012.

Também diminuiu o total de roubos na capital, segundo a Secretaria da Segurança Pública --uma queda de 4.14%. Os números incluem roubos de cargas e a bancos.


Endereço da página:

Links no texto: