Folha de S. Paulo


Paes diz que tarifa de ônibus no Rio será reajustada em junho

O prefeito do Rio, Eduardo Paes (PMDB), afirmou nesta terça-feira que a tarifa de ônibus da cidade será reajustada em junho. A declaração foi feita após encontro com o ministro da Fazenda, Guido Mantega, em Brasília.

O novo valor será definido no próximo mês --atualmente a tarifa é de R$ 2,75.

Tarifa do transporte público em SP vai aumentar em junho

O aumento estava previsto para janeiro, mas foi adiado após pedido do governo federal --também feito ao prefeito de São Paulo, Fernando Haddad (PT). O governo de Dilma Rousseff argumentou que o começo do ano concentra muitos aumentos e os reajustes iriam pressionar ainda mais a inflação oficial (IPCA).

Apesar da manobra, o índice acumulado em 12 meses teve alta de 6,59% em março, maior taxa desde novembro de 2011. No mês passado, o índice desacelerou para 0,47% --abaixo do 0,60% de fevereiro. Fechou o trimestre, porém, em 1,94%, maior patamar desde igual período de 2011.

A estratégia --que incluiu ainda segurar reajustes da gasolina (com ônus para a Petrobras) -- atenuou a inflação, mas não afasta por completo o risco de estouro da meta, dizem especialistas.

Quando Paes reuniu-se com Mantega, no fim de dezembro, a correção (5,5%) e a tarifa (R$ 2,90) já tinham sido anunciadas e entrariam em vigor em 1º de janeiro.

Durante a reunião, o prefeito do Rio também conversou com Mantega sobre o aumento do teto do endividamento da Prefeitura do Rio. O pedido foi para que passe dos atuais 40% da receita corrente liquida para 120%.


Endereço da página:

Links no texto: