Folha de S. Paulo


Audiência na Câmara vai discutir suspensão de multa de rodízio

Uma audiência pública acontece amanhã (24) na Câmara Municipal de São Paulo para discutir a suspensão na multa do rodízio para não reincidentes neste tipo de infração.

No último dia 3, os vereadores aprovaram em primeira votação o fim da multa para os condutores que não reincidirem nessa infração no período de um ano. Ao invés de multa, o motorista receberia uma advertência por escrito.

Segundo a Câmara Municipal, para ser levado para segunda votação no plenário é preciso fazer uma audiência pública para discutir a mudança. Se for aprovado em segunda votação, o projeto vai para a análise do prefeito Fernando Haddad (PT), que poderá sancionar ou vetar a mudança.

Na sua proposta, o vereador Mario Covas Neto (PSDB) alega que muitos motoristas são autuados pelo rodízio ao ficarem presos nos congestionamentos da cidade. "Não é razoável prejudicar o cidadão que sai de um local em horário apropriado, mas, em decorrência de uma situação que foge ao seu controle, é penalizado com multa", diz o projeto de lei.

O motorista que burla o rodízio perde quatro pontos na carteira. A multa para essa infração é de R$ 85,13. Pelo projeto, o motorista se livra da multa, mas não dos pontos referentes à infração que continuariam sendo computados na CNH (Carteira Nacional de Habilitação).


Endereço da página:

Links no texto: