Folha de S. Paulo


SP vacina 2,7 mi contra a gripe; meta é imunizar 7 milhões

A Secretaria de Estado da Saúde divulgou que 2,7 milhões de pessoas em São Paulo foram imunizados na campanha de vacinação contra a gripe. O número ainda é baixo já que a meta é vacinar 7 milhões de paulistas.

O balanço é do dia 15, quando iniciou a campanha, até ontem (22). Quem ainda não tomou a vacina tem até sexta-feira (26) para procurar um posto de saúde. Os postos de saúde abrem das 8h às 17h.

De acordo com a secretaria, foram vacinados 1,7 milhão de idosos com 60 anos ou mais, 313,3 mil crianças a partir dos seis meses e menores de dois anos de idade, 138,4 mil gestantes, 165,3 mil trabalhadores da saúde, 364,8 mil doentes crônicos, 30,8 mil puérperas (que deram à luz em até 45 dias) e 3.200 indígenas. Esses são os públicos-alvo da campanha.

Além de imunizar a população contra a gripe A H1N1, tipo que se disseminou pelo mundo na pandemia de 2009, a campanha também quer imunizar a população contra outros dois tipos do vírus influenza: influenza A H3N2 e B.

Estudos demonstram que a vacinação pode reduzir entre 32% a 45% o número de hospitalizações por pneumonias e de 39% a 75% a mortalidade global. Entre os idosos, pode reduzir o risco de pneumonia em aproximadamente 60%, e o risco global de hospitalização e morte em cerca de 50% a 68%, respectivamente.

A escolha dos grupos prioritários segue recomendação da OMS, e é respaldada por estudos epidemiológicos e na observação do comportamento das infecções respiratórias, que têm como principal agente os vírus da gripe. São priorizados os grupos mais suscetíveis ao agravamento de doenças respiratórias.


Endereço da página: