Folha de S. Paulo


No dia de são Jorge, milhares de devotos lotam igreja do santo no Rio

No dia de são Jorge, comemorado nesta terça-feira (23), no Rio, muitos fiéis compareceram à paróquia de mesmo nome, em Quintino, zona norte, para pedir à benção e também agradecer ao chamado "santo guerreiro".

O dia de são Jorge é comemorado com feriado estadual desde 2008 no Rio, quando uma lei de autoria do deputado estadual Jorge Babu (PT) foi sancionada pelo governador do Rio, Sérgio Cabral. São Jorge tem grande apelo no Rio, mas o padroeiro da cidade é são Sebastião, cujo feriado municipal é comemorado no dia 20 de janeiro.

O gerente comercial André do Nascimento Costa, 34, trouxe a família para pedir pela saúde da filha mais nova, Manuele, 4. A menina nasceu com mielomelingocele, uma deformação congênita na espinha dorsal, que impede sua filha de andar. Costa conta que virou devoto há quase cinco anos quando a filha mais nova nasceu. Segundo ele, suas preces à são Jorge tem sido atendidas.

"Ela tem respondido muito bem à fisioterapia. Parte disso é por causa da fé que depositamos em são Jorge", disse.

O casal de aposentados Cléber Ferreira Machado, 72, e Luzia, 75, vieram pedir saúde para ele que passará por uma cirurgia para o tratamento de glaucoma na próxima quinta-feira (25).

Eles contam que viraram devotos por intermédio de um sobrinho de Luzia. Há seis anos que eles direcionam suas preces ao santo. Vestidos de vermelho e branco, as cores do santo, os dois aguardavam a população dispersar para ter acesso à igreja. É o primeiro ano dos dois na paróquia de Quintino.

"As esperanças ficam renovadas com as orações. Depois da cirurgia nós voltaremos para agradecer, porque isso é talvez mais importante do que pedir", disse Luzia, que contou ser devota também de santo Antônio.

Agradecer foi o que motivou o frentista Alexandre da Silva Oliveira, 36, a ir até a igreja. Como pagamento de uma promessa feita no ano passado, ele e sua prima distribuíam santinhos para os devotos. Oliveira conta que em pouco mais de duas horas entregou os mil papéis com uma imagem e a oração do santo.

"Eu pedi saúde para minha família e também bons relacionamentos. Vim para pagar minha promessa", disse ele, que frequenta o evento há cinco anos.

A prima de Oliveira, a estudante Karen dos Santos, 18, ajudava o parente. Ela estava vestida com uma camisa da novela "Salve Jorge", da Rede Globo. Ela conta que comprou a camisa em uma barraca próxima por R$ 25.

"Eu resolvi comprar essa camisa porque sou devota do santo e fã da novela", explicou.

Os festejos na igreja começaram com a chamada missa da alvorada, às 5h. Às 7h30 já não era possível entrar na igreja. A rua Clarimundo de Melo, onde fica a igreja, está tomada por fiéis.

Barracas vendem comida, bebida e artigos relacionados ao chamado "santo guerreiro", como camisas, santinhos e imagens. Caixas de som estão espalhadas por toda a extensão da via.

Às 17h acontece uma procissão na rua, que está fechada para o trânsito.

Na entrada da igreja, o diácono Andre Luiz Jatobá benzia os devotos com água benta. Jatobá disse que nunca havia visto tanto movimento na paróquia.

"O são Jorge é muito querido, mas acho que esse ano os festejos tiveram impulso da novela", disse o diácono, referindo-se à novela "Salve Jorge", da Rede Globo.

A Polícia Militar ainda não confirmou o público no local.

DEVOÇÃO

Muitas pessoas carregavam imagens do santo. É o caso do empresário Carlos Botelho, 50, que se disse devoto desde os quatro anos de idade. Ele disse ter sido apresentado ao santo pelos pais e nunca deixou de frequentar a paróquia em Quintino. "Eu não venho pedir nada. Só celebrar a fé no santo", disse.

O segurança André Luiz Azevedo, 40, aproveitou o dia para reforçar uma tradição na família. Azevedo conta que foi apresentado ao santo pelo tio falecido. Nesta terça-feira foi a vez dele levar sua filha, Helena, de 11 meses, à missa em homenagem à São Jorge. Ele estava acompanhado da esposa, Jéssica Augusta, 22, que afirmou ser devota também por incentivo do marido.

"Ele já me convenceu dos benefícios da devoção ao santo e hoje estamos trazendo nossa filha para conhecer o santo", disse Jéssica.


Endereço da página:

Links no texto: