Folha de S. Paulo


Terceiro serviço de pedágio eletrônico começa na terça em SP

A terceira empresa de pedágio eletrônico a operar nas rodovias de São Paulo começará a vender seus serviços nesta terça-feira (23). Concorrente do Sem Parar e do Auto Expresso, a ConectCar aposta no modelo pré-pago para conquistar clientes.

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O novo serviço vai funcionar inicialmente apenas nas rodovias estaduais. Segundo a empresa, a previsão é que o serviço seja estendido para as rodovias federais de São Paulo, como Dutra e Régis Bittencourt, até agosto.

Até o fim do ano, o sistema será habilitado também na Bahia, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, Minas Gerais e Espírito Santo.

A taxa de adesão é de R$ 30, e o dono do carro precisa comprar créditos que são consumi­dos à medida que são utilizados. A taxa de recarga varia de R$ 2 (recarga mínima, de R$ 20) a R$ 8,50 (recarga máxima, de R$ 220).

Os motoristas que optarem pelos concorrentes passarão pelas mesmas cabines usadas pelo Sem Parar.

PLANOS PRÉ-PAGO

Planos Sem Parar Pré-pago Paulista Auto Expresso Escolha ConectCar Pré-pago
Adesão/caução R$ 40¹ R$ 30 R$ 30
Carga de créditos De R$ 25 a R$ 150 R$ 50 ou R$ 100 De R$ 20 a R$ 220
Taxa de carga De R$ 4 a R$ 15² R$ 6 De R$ 2 a R$ 8,50
Pontos de venda 288 Só pela internet 1.307
Estacionamentos conveniados 88 0

¹ Caução de R$ 40 pelo tag
² Taxa extra para estacionamentos, rodovias federais ou de outros Estados
³ Previsão de 100 até o fim do ano

As etiquetas eletrônicas (tags) do ConectCar serão vendidas nos postos da rede Ipiranga --1.307 dos cerca de 1.400 no Estado foram "vestidos" para indicar que estão vendendo o produto.

O usuário também poderá abastecer o carro na rede com seu tag. Ele receberá 3% de desconto, valor que será convertido em créditos.

Edson Silva/Folhapress
Pedágio na cidade de Guatapará exibe o logotipo das três empresas que atuam no mercado paulista
Pedágio na cidade de Guatapará exibe o logotipo das três empresas que atuam em São Paulo; ConectCar começa nesta terça

Os participantes do programa de fidelidade da Ipiranga (Km de Vantagens) terão adesão de R$ 20 mais resgate de 50 pontos. Para os não participantes, a compra do tag renderá 100 pontos se houver interesse na adesão ao programa.

A etiqueta também vai funcionar em estacionamentos de shoppings paulistas. A previsão é que 15 deles aceitem o ConectCar até maio, e outros 85 até o fim do ano.

Também haverá um plano pós-pago, apenas para empresas, com adesão gratuita e mensalidade de R$ 8. Ele deve começar a funcionar até agosto.

"Criamos esse plano porque havia demanda de transportadores. Mas nosso foco é o cliente de pedágio eventual, que usa mais aos finais de semana. Ele terá todos os benefícios do pedágio eletrônico, mas sem ter que pagar mensalidade", diz João Cumerlato, diretor superintendente da ConectCar.

A nova empresa é uma parceria dos grupos Ultra e Odebrecht.

CONCORRÊNCIA

A decisão de aumentar a concorrência no pedágio eletrônico foi do governador Geraldo Alckmin (PSDB), que queria baratear a adesão e aquisição dos tags.

Com a entrada das novas empresas, o Sem Parar criou planos e diminuiu suas taxas.

A popularização do sistema eletrônico tem como objetivo alavancar o sistema de cobrança por km rodado, o Ponto a Ponto, já em testes em algumas rodovias.

Não é preciso licitação para as empresas entrarem no mercado paulista. Interessadas precisam pedir autorização e cumprir os requisitos da Artesp (agência de transportes).

Atualmente, cerca de 10% da frota paulista, de 24 milhões de veículos, utiliza o pedágio eletrônico.

TECNOLOGIA

A tecnologia usada pelas duas novas empresas é a mesma que será obrigatória no Estado a partir de novembro de 2014.

O Sem Parar usava tags de frequência de 5,8 GHz, mas as novas usam 915 MHz, comum nos Estados Unidos. Os aparelhos são menores e mais modernos, segundo a Artesp.

Os novos tags também são compatíveis com o sistema Ponto a Ponto e com a placa eletrônica do governo federal.

Segundo a Artesp, a ideia é que no futuro exista a portabilidade das etiquetas --o motorista poderá trocar de empresa mantendo o mesmo tag. (ANDRÉ MONTEIRO)


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