Folha de S. Paulo


Após morte de bebês, maternidade no Distrito Federal é reaberta

A maternidade do Hospital Regional da Ceilândia (HRC) volta a funcionar normalmente hoje (19), a partir das 19h, segundo informações da Secretaria de Saúde do Distrito Federal. De acordo com o órgão, o surto de infecção hospitalar detectado na UTI (Unidade de Terapia Intensiva) neonatal foi controlado.

Após mortes, maternidade do Hospital de Ceilândia (DF) é esvaziada
Dois bebês têm alta de maternidade interditada no DF
Maternidade é fechada após morte de 7 bebês em 14 dias no DF

"O setor para onde vão os bebês recém-nascidos com complicações pós-parto [baixo peso, prematuridade] está fora de perigo", informou a secretaria, por meio de nota. O serviço de internação de gestantes estava suspenso no centro obstétrico, desde o último dia 13, na tentativa de prevenir novos casos de infecção pela bactéria Serratia marcescens.

Segundo a secretaria, na última quarta-feira (17), o centro obstétrico da unidade foi desinfectado, incluindo paredes, teto, chão e mobiliário. Ontem (18), foram desinfectados os 49 leitos da maternidade.

"Além dessas medidas, a secretaria está utilizando técnicas e novos produtos para garantir a manutenção da limpeza e reforçando o fluxo e a rotina de trabalho para prevenção e controle de infecção hospitalar", destacou o comunicado.

A região administrativa de Ceilândia tem a maior maternidade do Distrito Federal. No local, são realizados aproximadamente 490 partos por mês e as altas são dadas, em média, após 24 ou 48 horas, dependendo do parto.


Endereço da página:

Links no texto: