Folha de S. Paulo


PF inicia operação contra o tráfico internacional de drogas sintéticas

Na manhã desta quinta-feira (18), a Polícia Federal iniciou a Operação Bad Trip, com o objetivo de reprimir o tráfico internacional de drogas sintéticas e produtos químicos usados na sua produção. Oito mandados de prisão estão sendo cumpridos no Rio de Janeiro, Bahia e Minas Gerais, além de sete mandados de busca e apreensão em Goiás e Minas.

As investigações que deram origem à operação começaram em janeiro de 2012. Desde então, a PF fez três prisões em flagrante e apreendeu quase 80 mil comprimidos de ecstasy nos aeroportos do Galeão (RJ) e de Guarulhos (Grande SP).

Em janeiro de 2013, o líder de uma facção criminosa foi preso com 4.500 micropontos de LSD. Segundo a PF, o grupo importava do Paraguai produtos químicos usados na fabricação das drogas e os enviava para a Holanda, onde os entorpecentes eram produzidos e reenviados ao Brasil para serem vendidos em Goiás, Bahia, Minas Gerais e São Paulo.

Ainda de acordo com informações divulgadas pela PF, os produtos vinham do Paraguai por vias terrestres.

O nome da operação, Bad Trip, faz referência ao termo usado para descrever uma experiência desagradável no uso de drogas psicoativas, como ecstasy e LSD.

De acordo com a investigação da PF, o grupo ainda mantinha uma clínica de tratamento de dependentes de drogas na cidade de Itumbiara (GO), que está interditada pela Vigilância Sanitária do município.


Endereço da página: