Folha de S. Paulo


Furto a turistas no Rio aumentou mais de 66% nos últimos três anos

O número de furtos a turistas nacionais e estrangeiros na capital fluminense aumentou cerca de 66,5% durante os meses de janeiro nos últimos três anos, passando de 188 registros em 2011 para 313 este ano.

O resultado é aproximadamente 13,5 % maior que em janeiro de 2012, quando foram notificadas 276 ocorrências. Os dados foram divulgados nesta segunda-feira (8) pelo ISP (Instituto de Segurança Pública), órgão ligado à Secretaria de Segurança Pública do Rio de Janeiro.

De acordo com a pesquisa, já o registro de roubo a turistas em janeiro deste ano teve queda de cerca de 16,7%, com 70 casos em 2013 contra 84 notificações em 2012.

Com o intuito de garantir a segurança durante os grandes eventos internacionais que vão ocorrer no Rio, a Polícia Civil fez ontem (7) um treinamento com cerca de 500 pessoas na Estação Cantagalo do metrô, em Copacabana.

Durante o exercício, houve a simulação de um ataque suicida, evacuação de plataforma de metrô, ameaça de bomba e intervenção do grupo tático da Coordenadoria de Recursos Especiais.

CASO

Na semana passada, nove turistas alemães foram assaltados por um grupo de homens armados quando faziam um passeio na pela Floresta da Tijuca, zona norte do Rio.

A van de turismo a serviço dos alemães seguia em direção a uma cachoeira até ser interceptada por dois carros. Os bandidos levaram dinheiro, máquinas fotográficas, aparelhos celulares e documentos.


Endereço da página:

Links no texto: