Folha de S. Paulo


Após estupro, prefeitura proíbe películas escuras nos vidros de vans no Rio

Uma semana após um casal de estrangeiros sofrer agressões em uma van no trajeto por três municípios do Rio de Janeiro - sem ninguém desconfiar da ação - o prefeito da capital Eduardo Paes (PMDB) decretou nesta sexta-feira (5) a proibição do uso de película nos vidros desse tipo de transporte. A decisão vale a partir de segunda-feira (8).

Mais uma vítima de estupro reconhece suspeito de crimes em van
Jornais internacionais repercutem estupro de turista no Rio
Polícia prende terceiro suspeito de estuprar turista no Rio
Mulher diz que também foi abusada por suspeitos de estupro

O prefeito alega que "as películas dificultam a visibilidade do interior do veículo, prejudicam a compreensão por parte dos passageiros quanto à ocupação dos mesmos e comprometem a segurança deles".

Segundo o decreto, os motoristas de vans que forem flagrados desrespeitando a nova norma serão multados em R$ 1.251,48 e terão o veículo apreendido.

Na manhã do último sábado (30), três criminosos abusaram sexualmente de uma jovem estrangeira, além de roubar pertences dela e do seu companheiro, que também foi agredido. O trio foi preso e reconhecido pelas vítimas.

Segundo a polícia, na noite do crime os bandidos abordaram uma van de transporte alternativo e obrigaram que os passageiros descessem. Eles mantiveram apenas o casal como refém por cerca de seis horas.

A van foi abordada em uma rua próxima ao campus da UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro), em Botafogo, na zona sul do Rio. Rendido, o casal foi obrigado a seguir com os criminosos até São Gonçalo, região metropolitana. Os assaltantes chegaram a parar no trajeto para fazer saques com os cartões das vítimas.


Endereço da página:

Links no texto: