Folha de S. Paulo


Turistas alemães são assaltados na Floresta da Tijuca, no Rio

O passeio de nove turistas alemães pela Floresta da Tijuca acabou na Delegacia de Atendimento ao Turista, no Leblon, zona sul do Rio. Na manhã desta quinta-feira, os estrangeiros foram assaltados por um grupo de homens armados.

Mais uma vítima de estupro reconhece suspeito de crimes em van
Jornais internacionais repercutem estupro de turista no Rio
Polícia prende terceiro suspeito de estuprar turista no Rio
Mulher diz que também foi abusada por suspeitos de estupro

A van de turismo a serviço dos alemães seguia em direção a uma cachoeira até ser interceptada por dois carros. A ação ocorreu na Estrada das Paineiras, uma tradicional rota de ciclistas, corredores e skatistas, situada próximo à estátua do Cristo Redentor.

Das vítimas, os bandidos levaram dinheiro, máquinas fotográficas, aparelhos celulares e documentos. Ninguém foi preso.

Apesar de ser uma região frequentada por muitos cariocas e turistas, a segurança na Floresta da Tijuca é um problema histórico.

Em fevereiro de 2012, três assaltantes roubaram 30 pessoas em uma trilha nos arredores da Pedra da Gávea.

Na década de 90, o fotógrafo Luiz Morier chegou a flagrar turistas europeus sob a mira de homens armados durante um passeio por uma cachoeira da Floresta da Tijuca. A imagem, publicada pelo Jornal do Brasil, rendeu o prêmio Esso de fotografia a Morier.

VIOLÊNCIA

No último sábado (30), uma turista e seu namorado pegaram a van em Copacabana e seguiam para a Lapa quando o motorista do veículo e um outro homem mandaram todos os passageiros descerem, com exceção do casal. Ela afirmou ter sido estuprada pelos bandidos.

Os criminosos circularam por vários pontos da cidade durante o período em que o casal esteve rendido. Um terceiro criminoso embarcou na van durante o percurso e também participou do abuso à jovem. Ele ainda é procurado pela polícia, assim como o adolescente que participou do roubo.

A polícia afirmou que os bandidos usaram o cartão de crédito da vítimas em diversas lojas para comprar bebidas. Eles chegaram, inclusive, a ir até o apartamento onde o casal está hospedado para que a jovem pegasse outro cartão. O casal foi solto depois de 6 horas, em São Gonçalo.

Alex Argozino/Editoria de Arte/Folhapress

Endereço da página:

Links no texto: