Folha de S. Paulo


Reino Unido estuda novas barreiras a brasileiros, diz jornal

A secretária do Interior britânica, Theresa May, quer reforçar a regra de vistos para visitantes brasileiro, segundo publicação no site do jornal Financial Times. Atualmente, brasileiros não precisam de visto para viajar ao Reino Unido se a permanência for de até seis meses.

De acordo com o jornal, a ministra quer a mudança para reduzir o número de brasileiros vivendo ilegalmente no país. Dados de 2011 apontavam essa era a quinta nacionalidade com maior número de imigrantes ilegais no Reino Unido, com mais de 2.000 deportados naquele ano.

A publicação destaca ainda que o Brasil é o único país da lista que não precisa de visto para visitantes que pretender ficar um curto período no Reino Unido.

Apesar disso, a proposta deve enfrentar grande resistência. Alguns dos políticos e empresários ouvidos pela publicação apontam a possível medida como uma "loucura" e um "passo para trás". Eles destacam ainda a importância do Brasil como aliado econômico.

A publicação ainda destaca que a proposta vai contra os esforços do primeiro-ministro, David Cameron, e do vice-premiê Nick Clegg para reforçar os laços comerciais do Reino Unido com o Brasil. Somente no ano passado, Cameron e sua delegação comercial visitaram São Paulo e o Rio de Janeiro.


Endereço da página: