Folha de S. Paulo


Polícia usa scanner 3D para preservar cenário da boate Kiss

Policiais que atuam na investigação sobre as responsabilidades pelo incêndio na boate Kiss, em Santa Maria, começaram a produzir uma maquete virtual da casa noturna.

Veja lista completa de mortos no incêndio
Veja imagens da boate Kiss após incêndio no RS

Um scanner 3D levado por peritos da Polícia Civil do Distrito Federal para o Rio Grande do Sul está sendo usado nos trabalhos.

A ideia é preservar o atual cenário da boate registrando imagens de todos os locais da casa noturna. Isso facilitará as próximas etapas da investigação e ajudará a elucidar dúvidas em um eventual processo judicial, de acordo com a polícia gaúcha.

Quando a montagem quadro a quadro estiver pronta, será possível navegar virtualmente pelos vários compartimentos da boate onde houve o incêndio que matou 239 pessoas.

"Por mais que o local tenha sido fotografado e filmado, nada é como ter uma maquete para mostrar de forma mais prática e rápida", diz o delegado Sandro Meinerz. Os técnicos do DF devem concluir esse trabalho nos próximos dias.

A Polícia Civil gaúcha segue colhendo depoimentos de testemunhas da tragédia. Já foram ouvidas mais de 260 pessoas, entre frequentadores, bombeiros, funcionários da casa e servidores da prefeitura.

O município já encaminhou parcialmente uma lista com os nomes de fiscais que atuaram em vistorias da boate nos últimos anos.

A Polícia Federal fez perícias em câmeras e em dezenas de celulares de vítimas da tragédia encontrados dentro da boate. Foram achadas fotos que podem ajudar os investigadores a esclarecer as circunstâncias do incêndio.

Os policiais pretendem encerrar o inquérito já na próxima semana, quando a tragédia completará um mês. (FELIPE BÄCHTOLD)

Editoria de Arte/Folhapress
Conheça as principais falhas da tragédia que deixou mais de 200 mortos e 100 feridos em Santa Maria, no RS
Conheça as principais falhas da tragédia que deixou mais de 200 mortos e 100 feridos em Santa Maria, no RS

Endereço da página:

Links no texto: