Folha de S. Paulo


Sorocaba (SP) decreta situação de emergência por surto de dengue

A Prefeitura de Sorocaba (a 99 km de São Paulo) declarou situação de emergência por surto de dengue. A medida foi assinada na segunda-feira (18) pelo prefeito, Antonio Carlos Pannunzio (PSDB), e permite mais agilidade na compra de equipamentos e serviços para o combate à doença.

Dados da Vigilância Epidemiológica indicam 132 casos confirmados de dengue entre o início do ano e o dia 15 de fevereiro. No mesmo período do ano passado, foram três casos confirmados, e, em 2011, 23. O secretário de Saúde, Armando Raggio, afirmou, em nota, que entre março e abril os números podem atingir grandes proporções, chegando a milhares de casos.

Dentre os casos confirmados até agora, 102 são autóctones e 30 importados, o que indica maior transmissão no próprio município. Também foi registrado um óbito por dengue hemorrágica envolvendo um adolescente de 13 anos, na madrugada da última sexta-feira (15).

De acordo com os dados reunidos, houve também crescimento do número de notificações, que inclui casos não confirmados: 558 em 2011, 854 em 2012 e 982 em 2013. Apesar de essas situações não significarem aumento da dengue, representam maior demanda do serviço público de saúde.

Com a declaração de situação de emergência, a administração pretende adquirir serviços e bens indispensáveis, como a compra de materiais e equipamentos, exclusivamente para atender os casos de dengue na cidade.

A Secretaria da Saúde já alertou os profissionais de saúde para que fiquem atentos aos sinais e sintomas da doença e revejam os protocolos de atendimento, identificando os suspeitos e notificando imediatamente as autoridades.


Endereço da página: