Folha de S. Paulo


Locutor anuncia notas de escolas na Sapucaí há 20 anos

O locutor das notas das escolas de samba na apuração dos desfiles da Marquês de Sapucaí diz que interpreta, e não apenas lê os números que definem a história dos Carnavais.

Veja a cobertura completa do Carnaval
Unidos de Vila Isabel é a grande campeã do Carnaval do Rio
Confira o samba-enredo da Vila Isabel, campeã do Carnaval do Rio
Torcida da Vila Isabel aguarda apuração cantando o samba
Inocentes de Belford Roxo é rebaixada no Carnaval carioca

Sua narração em tom grave para a nota máxima virou um emblema da cerimônia. "Dez, nota dez", repete há 20 anos Jorge Perlingeiro, 68.

"São 400 notas que tenho de anunciar. Por isso, é preciso criar expectativa. Na medida em que vai se aproximando do final, começo a fazer pausas em algumas notas", diz.

Daniel Marenco/Folhapress
Jorge Perlingeiro é quem tem a voz conhecida por gritar
Jorge Perlingeiro é quem tem a voz conhecida por gritar "dez, nota dez" durante a apuração na Sapucaí

Perlingeiro literalmente mora na Sapucaí no Carnaval. Desde sexta-feira, ele dormiu em um contêiner com cama de casal, TV, ar-condicionado e banheiro, instalado no sambódromo e alugado pela Liesa --liga das escolas de samba.

Além de narrar as notas, ele é quem autoriza a entrada de cada escola na avenida, assim como o início de cada desfile.

Perlingeiro também comanda o programa "Samba de Primeira", criado há quatro décadas. Começou na TV Tupi, seguiu para TV Corcovado, passou pela Band e chegou a CNT, onde está até hoje.

Apesar de popular, ele explica que algumas vezes é criticado pelas notas baixas anunciadas. "Faço papel de vilão. Já fui quase agredido na rua por uma velhinha de sombrinha porque dei nove para a escola dela. Tem gente que não entende que só leio a nota."


Endereço da página:

Links no texto: