Folha de S. Paulo


Presidente da Mangueira reclama de colocação no Carnaval do Rio

Ivo Meirelles, presidente da Estação Primeira de Mangueira, reclamou da colocação da escola no Grupo Especial do Carnaval carioca. A escola ficou em 8º lugar com 296,5 pontos.

Veja a cobertura completa do Carnaval
Fotografe com Instagram sua folia e envie para Folha
Unidos de Vila Isabel é a grande campeã do Carnaval do Rio
Confira o samba-enredo da Vila Isabel, campeã do Carnaval do Rio
Torcida da Vila Isabel aguarda apuração cantando o samba
Inocentes de Belford Roxo é rebaixada no Carnaval carioca

"A colocação pouco importa, ela não vai tirar o brilho do nosso desfile. Está gravado em som e imagem", completou o presidente. A agremiação foi a segunda a passar pela Marquês de Sapucaí na madrugada de terça-feira (12).

Para agradar o público, a Mangueira inovou, mais uma vez, em sua parte musical e desfilou com duas baterias, que se revezavam durante o desfile. Na apresentação, a resposta do público foi positiva, que aplaudiu a agremiação desde o início do desfile.

A ousadia teve, porém, um preço: atrapalhou a evolução do desfile e a agremiação estourou o tempo em seis minutos. Além da bateria, o último carro enroscou na torre usada por fotógrafos e cinegrafistas para fazerem imagens do desfile. Foram gastos cerca de quatro minutos para conseguir tirar o carro da avenida. Pelo regulamento, cada um minuto de atraso corresponde a perda de um décimo de ponto. Ao fim do desfile, componentes choravam ao ver os problemas da escola.

Ao fim do desfile, componentes choravam ao ver os problemas da escola.

O próprio presidente da escola, Ivo Meirelles, reconheceu que foi um "desfile tumultuado", mas ressaltou que a bateria "deu um espetáculo".

CAMPEÃ

A Unidos de Vila Isabel é a grande campeã do Grupo Especial do Carnaval 2013 do Rio de Janeiro. A escola encantou o público e os jurados com o enredo "A Vila Canta o Brasil Celeiro do Mundo - Água no feijão que chegou mais um..." em homenagem aos lavradores. A escola foi a última a desfilar na madrugada de terça-feira (12).

A escola venceu o tricampeonato com 299,7 pontos, dos 300 pontos possíveis. A agremiação já tinha ganhado o Carnaval do Grupo Especial em 1988, com enredo "Kizomba, a Festa da Raça", e em 2006 com o tema latinidade. A Vila Isabel também saiu da elite do Rio no ano 2000 e conseguiu retornar em 2004, com desfile em homenagem a cidade de Paraty.

Encerrando os desfiles do Rio justamente no dia do aniversário de 75 anos de seu maior símbolo, Martinho da Vila, a Unidos de Vila Isabel presenteou o sambista e a Sapucaí com um desfile impecável e já tinha despontado como favorita ao título deste ano.

A Beija-Flor ficou em segundo lugar com 299,4. Um dos últimos carros teve dificuldade para entrar na avenida, o que atrapalhou a pontuação da escola. O problema é um fato raro na agremiação, apontada como uma das que possui a técnica mais apurada no desfile.

Ordem de classificação das escolas de samba do Rio
Vila Isabel 299,7
Beija-Flor 299,4
Unidos da Tijuca 299,2
Imperatriz Leopoldinense 298,3
Salgueiro 297,9
Grande Rio 297,2
Portela 296,6
Mangueira 296,5
União da Ilha 294,9
10° São Clemente * 293,5
11° Mocidade 293,5
12° Inocentes de Belford Roxo 290,9

* Critério de desempate: Evolução


Endereço da página:

Links no texto: