Folha de S. Paulo


Inocentes de Belford Roxo é rebaixada no Carnaval carioca

A Inocentes de Belford Roxo foi a última colocada do Grupo Especial do Carnaval 2013 do Rio de Janeiro e caiu para o Grupo A, de acesso. A escola não conseguiu empolgar com o enredo "As 7 confluências do rio Han" em homenagem a Coreia. A escola foi a primeira a desfilar na noite de domingo (10).

Veja a cobertura completa do Carnaval
Fotografe com Instagram sua folia e envie para Folha
Unidos de Vila Isabel é a grande campeã do Carnaval do Rio
Veja o samba-enredo da Vila Isabel, campeã do Carnaval do Rio

A agremiação venceu no Grupo A no ano passado e lutava para permanecer na elite do Carnaval carioca. Com problemas financeiros e com poucos descendentes de coreanos no desfile, a Inocentes apostou em fantasias longas e na maquiagem oriental.

No final, pelos menos cinco integrantes desmaiaram. O ponto alto foi a bateria, que fez várias paradinhas ao longo do desfile.

CAMPEÃ

A Unidos de Vila Isabel é a grande campeã do Grupo Especial do Carnaval 2013 do Rio de Janeiro. A escola encantou o público e os jurados com o enredo "A Vila Canta o Brasil Celeiro do Mundo - Água no feijão que chegou mais um..." em homenagem aos lavradores. A escola foi a última a desfilar na madrugada de terça-feira (12).

A escola venceu o tricampeonato com 299,7 pontos, dos 300 pontos possíveis. A agremiação já tinha ganhado o Carnaval do Grupo Especial em 1988, com enredo "Kizomba, a Festa da Raça", e em 2006 com o tema latinidade. A Vila Isabel também saiu da elite do Rio no ano 2000 e conseguiu retornar em 2004, com desfile em homenagem a cidade de Paraty.

Encerrando os desfiles do Rio justamente no dia do aniversário de 75 anos de seu maior símbolo, Martinho da Vila, a Unidos de Vila Isabel presenteou o sambista e a Sapucaí com um desfile impecável e já tinha despontado como favorita ao título deste ano.

A Beija-Flor ficou em segundo lugar com 299,4. Um dos últimos carros teve dificuldade para entrar na avenida, o que atrapalhou a pontuação da escola. O problema é um fato raro na agremiação, apontada como uma das que possui a técnica mais apurada no desfile.

No ano passado, a Unidos da Tijuca foi a campeã do Carnaval. A agremiação desfilou com enredo em homenagem a Luiz Gonzaga. A escola teve 299,9 dos 300 pontos possíveis e perdeu 0,1 no quesito alegorias e adereços. A escola ficou em 3º lugar nesse ano com 299,2 após um desfile conturbado, com a quebra do adereço de um dos carros alegóricos, que precisou ser escorado durante o desfile. Outra alegoria ainda precisou ser cortada com uma serra-elétrica na passarela. Os problemas provocaram também espaços vazio entre as alas, o que custou pontos da escola.

Ordem de classificação das escolas de samba do Rio
Vila Isabel 299,7
Beija-Flor 299,4
Unidos da Tijuca 299,2
Imperatriz Leopoldinense 298,3
Salgueiro 297,9
Grande Rio 297,2
Portela 296,6
Mangueira 296,5
União da Ilha 294,9
10° São Clemente * 293,5
11° Mocidade 293,5
12° Inocentes de Belford Roxo 290,9

* Critério de desempate: Evolução


Endereço da página:

Links no texto: