Folha de S. Paulo


Presidente da Mangueira diz estar confiante apesar de atrasos

O presidente da Mangueira, Ivo Meireles, disse estar certo que a escola vai perder pontos pelo atraso no desfile mas que a escola fez "uma apresentação arrebatadora e emocionou o público do começo ao fim".

Veja a cobertura completa do Carnaval
Fotografe com Instagram sua folia e envie para Folha
Evolução será o critério de desempate do Carnaval carioca

Meireles afirmou ainda que o carro ter enroscado na torre da imprensa foi um "acidente de percurso" que pode acontecer com qualquer escola.

A Mangueira emocionou "e transformou o carnaval definitivamente [ao se apresentar com 2 baterias]", segundo Meireles nenhuma agremiação "não pode abrir mão da emoção" embora tenha de obedecer os quesitos técnicos e como está no regulamente a perda de pontos por atrasos, a escola certamente será penalizada. A agremiação estourou em seis minutos o tempo máximo permitido de desfile e, de acordo com as regras, deve perder 0,6 ponto.

Ricardo Fernandes, diretor de Carnaval da Unidos da Tijuca, afirmou que em 2013 "muitas escolas cometeram erros, o que indica que a Tijuca também está na disputa pelo título". A escola teve problemas na dispersão porque o carro abre-alas, que era composto de duas parte, não se desacoplava. A escola também pode perder pontos por isso.

Segundo Fernandes, foi um carnaval muito nivelado e não houve nenhuma escola "que tivesse comovido o público". "Algumas escolas começaram bem mas, no meio do desfile, já não mais impressionavam o público". Fernandes fez referência ao fato da Tijuca ter feito um desfile considerado frio e que não surpreendeu o público, ao contrário de anos anteriores.

EMPATE

A Liga Independente das Escolas de Samba do Rio de Janeiro (Liesa) sorteou no início da tarde desta quarta-feira (13) a ordem de leitura dos dez quesitos julgados no Carnaval deste ano. As notas do quesito evolução serão as últimas a serem lidas e, por esse motivo, será o quesito usado em caso de empate entre as escolas.

A ordem dos quesitos sorteados será: harmonia, conjunto, mestre-sala e porta-bandeira, enredo, comissão de frente, alegorias e adereços, bateria, samba-enredo, fantasias e evolução. A apuração começa às 16 horas de hoje na Marquês de Sapucaí.

Cada quesito é analisado por quatro julgadores que dão notas de 9,0 a 10, podendo fracioná-las em decimais.

Caso duas escolas tirem apenas nota 10 em todos os quesitos, elas podem ficar empatadas no primeiro lugar.


Endereço da página:

Links no texto: