Folha de S. Paulo


Cem motoristas já tiveram CNH apreendida pela lei seca no Rio

Pelo menos cem motoristas tiveram a CNH (Carteira Nacional de Habilitação) recolhida durante o Carnaval pela operação lei seca no Rio de Janeiro.

Veja a cobertura completa do Carnaval
Está pulando o Carnaval? Mande seu relato!
Fotografe com Instagram sua folia e envie para Folha
PM flagra 104 motoristas com sintomas de embriaguez no DF
Dilma propõe pacto por Carnaval sem violência no trânsito
Para diretora do Detran, fiscalização da nova lei seca já faz efeito
SP vai usar aparelho para detectar consumo de droga em motorista
Blitz é mais eficaz que teste para detectar drogas, diz ministro

Os números, registrados somente na madrugada desta segunda-feira, são uma parcial divulgada pela Secretaria do Estado de Governo, responsável pelas blitzes.

O balanço total será apresentado na quarta-feira de cinzas (13). Somente na madrugada de ontem 1.393 motoristas foram abordados, 310 multados e 35 carros rebocados.

Os agentes realizaram 1.166 testes com bafômetro. Do total, 16 condutores sofreram multas administrativas especificamente por terem ingerido álcool. Dez terão que responder criminalmente por terem sido pegos acima ou no limite de seis decigramas de álcool por litro de sangue.

Além de conferir se o motorista bebeu, as blitzes da lei seca checam a documentação dos veículos. Muitas multas são dadas por conta de vistorias atrasadas, por exemplo.

NOVO APARELHO

O Estado do Rio de Janeiro ainda não adotou o aparelho que detecta se o motorista está sob efeito de maconha ou cocaína.

De acordo com a Secretaria de Governo, a possibilidade da utilização do equipamento está em estudo. O Governo do Estado aguarda a regulamentação do novo bafômetro pelo Contran (Conselho Nacional de Trânsito).


Endereço da página:

Links no texto: