Folha de S. Paulo


Mesmo com chuva, bloco afro agita foliões nas ruas do centro de SP

O bloco Afro Ilú Obá de Min moveu cerca de 300 pessoas nas ruas de Campos Elísios, região central de São Paulo, na tarde deste domingo.

Veja a cobertura completa do Carnaval
Está pulando o Carnaval? Mande seu relato!
Fotografe com Instagram sua folia e envie para Folha

A forte chuva que atingiu a cidade atrasou por mais de duas horas a saída do bloco, que se apresentava pela segunda vez nas ruas do centro neste Carnaval.

Por volta das 17h30 a bateria do Afro Ilú Obra de Min começou a aquecer o público, que se escondia da chuva. Entre os foliões havia muitos estrangeiros dançando com a bateria, composta por 90 percussionistas.

A estudante espanhola Claudia Valverde, 25, foi ver o bloco por indicação de um amigo e disse que ficou emocionada com o desfile. "Valeu a pena esperar na chuva", conta. "Não achava que ia ser assim, tão bonito."

O casal francês Alan, 52, e Pascale Detappe, 51, viajou de Rio Preto, no interior do Estado, para conhecer o Carnaval da capital de última hora. "Ouvimos dizer que o Carnaval daqui é maravilhoso", conta Alan. "Fomos ao sambódromo ontem e hoje queríamos andar com o bloco na rua."

Neste ano, o tema do Afro Ilú Obra de Min foi "As Yabás e as Deusas do Axé", em homenagem aos orixás femininos.

Os músicos da bateria usaram roupas em dourado em referência a Oxum, deusa da riqueza e da beleza. Outros 13 integrantes, alguns desfilando com pernas de pau, representavam orixás.

O bloco passou pelas ruas Eduardo Prado, Conselheiro Nebias e Lopes de Oliveira, cantando cantigas de orixás e composições próprias.


Endereço da página:

Links no texto: