Folha de S. Paulo


Sem desfile, Cordão do Boitatá arrasta multidão para palco no centro do Rio

Às 8h30 deste domingo (10), centenas de foliões já estavam posicionados na praça 15, no centro do Rio de Janeiro, à espera do desfile do Cordão do Boitatá, considerado uma dos mais bonitos do Carnaval carioca. O cortejo, que existe desde 1997, é famoso por sair bem cedo e percorrer as ruas do centro.

Veja a cobertura completa do Carnaval
Está pulando o Carnaval? Mande seu relato!
Fotografe com Instagram sua folia e envie para Folha
Marchinhas tradicionais embalam o Cordão do Boitatá no Rio; veja
Patrocinada por criadores de cavalo, Beija-Flor homenageia mangalarga
Confira a ordem dos desfiles das escolas de samba do Rio

Dessa vez, o público, formado pelos adeptos das fantasias irreverentes, se frustrou. O Cordão do Boitatá não desfilou. Geralmente, o bloco sai de manhã e no início da tarde os músicos sobem em um palco montado na praça e continuam a festa. Neste domingo, ao invés de desfilar, a banda começou pontualmente às 9h. Os foliões não se fizeram de rogados e começaram a festa ali mesmo.

O palco tem programação até 17h. A expectativa é de que 30 mil pessoas façam parte da festa. Por volta das 9h da manhã, o público era de cerca de 5.000 pessoas, segundo o comandante da Guarda Municipal no local, Robson Lázaro. A Polícia Militar ainda não divulgou uma parcial do público.

Neste ano, o Cordão se uniu, em uma só festa, ao bloco de marchinhas Sassaricando, que tradicionalmente se apresentava no sábado de Carnaval, no bairro da Glória, na zona sul da cidade.

Neste ano, a organização do bloco optou por fazer, pela primeira vez em 16 anos, um desfile no pré-Carnaval. Quem estava na expectativa de acompanhar o cortejo teve que esperar pela saída do Boi Tolo, uma dissidência do Boitatá que sai desde 2006 na rua do Mercado, que fica bem próxima à praça 15.

"Nós tínhamos ouvido que não ia ter desfile, mas achamos que era um boato da organização para evitar que o bloco enchesse muito", disse a professora de educação fisica Renata Sampaio, 32.

Ela e seu namorado, o comerciante Maurício Luiz Soares, 36, estavam vestidos de Tufão e Carminha, da novela "Avenida Brasil", da TV Globo, e chamavam bastante atenção pela fidelidade dos trajes. Os dois são namorados há quatro anos e pela primeira vez decidiram se fantasiar em dupla. "A ideia surgiu porque somos muito noveleiros. Na época da 'Avenida Brasil', nós não saíamos de casa antes de assistir à novela", explicou Renata.

O Cordão do Boitatá é famoso por fazer "pegadinhas" com seus frequentadores. Para evitar que o bloco enchesse muito, a organização divulgava o horário errado do cortejo. A dica de quem frequenta há anos, é chegar bem cedo, por volta das 8h.

"Quem chega cedo sempre consegue acompanhar o desfile. Pena que dessa vez não teve", disse o jornalista Júlio Trindade, 27, que vestia uma fantasia de Aladim para lá de improvisada. Júlio comprou um tecido lilás e "tentou" fazer uma espécie de camisa. Sem conseguir encontrar um turbante de Aladim, ele optou por um boné vermelho.

"O importante é vir fantasiado, não importa o quão improvisada a roupa seja", disse ele.


Endereço da página:

Links no texto: