Folha de S. Paulo


Sassaricando e Cordão do Boitatá abrem a folia do domingo no Rio

Entre os destaques do carnaval de rua do Rio neste domingo (10) estão os blocos Sassaricando e Cordão do Boitatá, que este ano dividirão o mesmo palco.

O Sassaricando abre as festividades com um repertório de quase cem marchinhas em plena Praça XV, no centro, a partir das 9 horas. Ao meio-dia, o Cordão do Boitatá assume o comando da folia.

Pela primeira vez em 17 anos, o bloco Cordão do Boitatá separou o cortejo, que aconteceu no último domingo, do baile de carnaval, que acontece desde 2006. A expectativa é de que 50 mil pessoas vejam o show.

O Cordão do Boitatá sempre valorizou a participação de instrumentos de sopro na formação de seu bloco. Ao todo, sua orquestra de rua conta com 40 instrumentistas de sopro e 20 músicos de percussão.

Este ano, o Boitatá homenageia o centenário de Vinicius de Moraes (1913-1980) e os 75 anos de Martinho da Vila e conta também com participações especiais de diversos artistas, entre eles Teresa Cristina, Yamandu Costa, Pedro Miranda, Tia Maria do Jongo da Serrinha, Áurea Martins, Roberta Sá e Marcelinho Moreira.

Outro destaque do dia é o bloco Simpatia é Quase Amor, que desfila a partir das 16 horas em Ipanema, na zona sul. O grupo foi criado em 1985, em meio à campanha pelas Diretas Já. No pré-carnaval há uma semana, o bloco arrastou cerca de 80 mil no bairro.


Endereço da página: