Folha de S. Paulo


Ministério Público vai investigar boates e casas de shows do Rio

Após a tragédia que deixou mais de 200 mortos em Santa Maria (RS), o Ministério Público abriu inquérito para investigar boates e casas de shows na cidade do Rio de Janeiro. O objetivo é conferir se esses estabelecimentos possuem alvará de funcionamento expedido pelo município e certificado de aprovação do Corpo de Bombeiros.

Veja lista completa de mortos no incêndio
Veja imagens da boate Kiss após incêndio no RS
Kiss fez cadastro indevido para plano de prevenção de incêndio

"Considerando que a prevenção é uma das ferramentas de preservação dos interesses difusos e coletivos, dentre os quais se insere a segurança dos frequentadores deste tipo de estabelecimento e dos habitantes de prédios vizinhos", diz o promotor Alberto Flores Camargo, da 2ª Promotoria de Justiça de Tutela Coletiva da Cidadania da Capital, na portaria de instauração de inquérito civil.

Além disso, o Ministério Público sugere atualizações no Decreto 897, de 1976, sobre regras contra incêndios e pânico no Estado. A ideia é "verificar o grau de eficácia e atualização da legislação vigente sobre o tema, seja na esfera local, regional, assim como a qualidade da atuação do poder público na fiscalização de tais instrumentos normativos".

Na última semana, o Corpo de Bombeiros admitiu falha no decreto e afirmou que vai intensificar as vistorias --seguindo denúncias. De acordo com a corporação, o efetivo de fiscalização passará de 200 para 500 militares ainda este mês.

Em 2012, os bombeiros disseram que realizaram 16 mil vistorias em estabelecimentos comerciais no Estado. A meta até o final deste ano é fiscalizar 40 mil.


Endereço da página:

Links no texto: