Folha de S. Paulo


Reitor da UFSM anuncia memorial em homenagem a vítimas de incêndio

O reitor da UFSM (Universidade Federal de Santa Maria) anunciou na manhã desta segunda-feira que vai construir na unidade um memorial às vítimas do incêndio na boate Kiss. Ao todo, 116 estudantes da universidade morreram na tragédia que completou uma semana ontem.

Veja lista completa de mortos no incêndio
Veja imagens da boate Kiss após incêndio no RS
Uma semana após incêndio, famílias fazem missa de 7º dia
Homenagem à vítimas de incêndio reúne multidão em igreja
Procissão católica em Porto Alegre lembra vítimas da boate

O anúncio do reitor Felipe Martins Müller foi feito após um culto ecumênico para homenagear as vítimas. As aulas na universidade foram retomadas hoje após terem sido adiadas por conta da tragédia. Segundo o reitor, o local do memorial e a previsão de quando ficará pronto ainda não foram determinados.

Para auxiliar o retorno dos estudantes às aulas, a universidade vai dar apoio psicológico. O curso de agronomia deverá merecer mais atenção. Das vítimas, 26 cursavam essa graduação, sendo que dez delas frequentavam a mesma classe, no segundo semestre.

Ao todo, 237 pessoas morreram no incêndio e mais de 90 permanecem internadas. Dois sócios da boate e dois integrantes da banda que se apresentava estão presos há uma semana.

INCÊNDIO

Segundo as investigações, o fogo começou quando um integrante da banda ergueu um artefato de uso exclusivo para áreas externas, que atingiu a espuma de isolamento acústico no teto da boate (de alta combustão), dando início ao incêndio.

No local, havia apenas uma uma porta, que funcionava como a única passagem de entrada e saída da boate. Bombeiros e sobreviventes quebraram a fachada da casa noturna a marretadas para retirar as pessoas.

A boate Kiss, com capacidade para até 691 pessoas, recebeu entre 900 e 1.000 no dia do incêndio, de acordo com a polícia. Em nota, a direção da boate afirmou que a casa estava dentro da normalidade e creditou o incêndio a uma "fatalidade".

Editoria de Arte/Folhapress
Conheça as principais falhas da tragédia que deixou mais de 200 mortos e 100 feridos em Santa Maria, no RS
Conheça as principais falhas da tragédia que deixou mais de 200 mortos e 100 feridos em Santa Maria, no RS

Endereço da página:

Links no texto: