Folha de S. Paulo


Confira as 5 grandes tragédias brasileiras de repercussão internacional

Dos anos 1960 até agora, o que os brasileiros aprenderam com cinco grandes tragédias de repercussão internacional.

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GRAN CIRCUS NORTE-AMERICANO -- 17.DEZ.1961 - 503 vítimas

dez.1967/Folhapress
Polícia examina escombros do incêncio no Gran Circus, em Niterói (RJ)
Polícia examina escombros do incêncio no Gran Circus, no Rio

O CASO: O Gran Circus Norte-Americano, montado em Niterói, pegou fogo pouco antes do fim do espetáculo, que tinha cerca de 2.500 espectadores. As chamas tomaram a tenda rapidamente. Havia apenas uma saída. O incêndio deixou 503 mortos, boa parte crianças.

O QUE MUDOU: A legislação não foi alterada, mas o trauma ficou na memória da cidade, que não recebeu nenhum circo por pelo menos 14 anos. A lei de segurança contra incêndios no Rio de Janeiro só foi implementada em 1976.

"Os circos duram pouco em Niterói até hoje. A cidade ficou traumatizada." --Sebastião Ignácio Silva Filho, 56, sobrevivente do incêndio

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EDIFÍCIO JOELMA -- 1.FEV.1974 -- 188 VÍTIMAS

01.fev.74/Folhapress
Incêndio no edifício Joelma, na av. Nove de Julho, em SP
Incêndio no edifício Joelma, na av. Nove de Julho, em SP

O CASO: O incêndio no prédio na av. Nove de Julho, em São Paulo, foi causado por um curto-circuito nas instalações elétricas do 12º andar. O fogo deixou 188 mortos e mais de 300 feridos. O registro das caixas d'água, que poderiam ter extinguido as chamas, estava fechado

O QUE MUDOU: A legislação de segurança dos edifícios começou a ser modificada na semana seguinte. Em 1975, o Código de Edificações do Município foi aprovado, com novas exigências para saídas de emergência e equipamentos de combate ao fogo.

"O prédio era desprovido de tudo. Não tinha escada de incêndio." Marcílio Machado Filho, Soldado que ajudou no resgate, em entrevista de 2003

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VOO GOL 1907 -- 29.SET.2006 -- 154 VÍTIMAS

Foto de Jorge Araújo/Folhapress
Desastre aéreo do vôo da Gol, na floresta amazônica em MT
Desastre aéreo do vôo da Gol, na floresta amazônica em MT

O CASO: O avião ia de Manaus para o Rio. Foi atingido no ar por um jato Legacy e caiu em uma área isolada de Mato Grosso, matando todos a bordo. O jato pousou em segurança

O QUE MUDOU: O caso gerou uma crise entre os controladores de voo, responsabilizados pelo acidente, e também à criação da CPI do Apagão Aéreo no Congresso

"Além da lei, deve haver justiça, para que isso não volte a acontecer." -- Rosane Gutjahr, Diretora da associação de familiares e amigos das vítimas do voo

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VOO TAM 3054 -- 17.JUL.2007 -- 199 VÍTIMAS

Mastrangelo Reino - 17.jul.2007/Folhapress
O vôo 3054 da TAM derrapou quando pousava em Congonhas, em SP
O vôo da TAM derrapou quando pousava em Congonhas

O CASO: O avião da TAM, que havia saído de Porto Alegre, derrapou na pista do aeroporto de Congonhas, em São Paulo. A aeronave se chocou contra um depósito da própria companhia, no lado oposto da av. Washington Luís, causando um incêndio que matou passageiros, tripulantes e pessoas que estavam no prédio.

O QUE MUDOU: O aeroporto foi reformado e sua utilização, reduzida. A repercussão do caso, somada à do acidente do voo 1907, da Gol, em 2006, levou à renúncia da diretoria da Anac.

"Na época falou-se muito em um terceiro aeroporto em São Paulo. Hoje, não se fala mais nisso." --Dario Scott, presidente da Associação de Familiares e Amigos das Vítimas do Voo TAM JJ 3054

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VOO AIR FRANCE 447 -- 31.MAI.2009 -- 228 VÍTIMAS

O CASO: Os sensores de velocidade do avião, que ia do Rio a Paris, congelaram quando a aeronave passava por uma tempestade no Atlântico. Os pilotos, sem orientação correta, fizeram manobras equivocadas. O avião caiu no mar, matando todos a bordo.

O QUE MUDOU: A Airbus substituiu os sensores de velocidade de parte de suas aeronaves.

"O acidente deixou um rastro de destruição nas famílias." --Nelson Faria Marinho, Presidente da Associação de Familiares das Vítimas do Voo 447


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